Olhares atentos para o céu era pra ver se a chuva que caia na tarde desta quarta-feira (12 de dezembro) ia embora. E ela foi. No horário marcado estava tudo pronto; palco montado e a Casa do Papai Noel tão receptiva e convidativa como das outras vezes. A festa natalina era no bairro Conta Dinheiro e, aos poucos, toda vizinhança das comunidades do Passo Fundo, Vila Maria e Maria Luiza foram chegando. Famílias inteiras foram prestigiar o Natal nos Bairros – Anunciação, que percorre de forma itinerante a cidade, levando uma programação especial e, é claro, o bom velhinho, a atração mais esperada da noite.

O som da gaita e a voz conhecida de Paulinho Guazelli animou o início das festividades. Depois foi a vez das crianças do bairro, as verdadeiras protagonistas do evento, encantar quem veio de longe só para vê-las brilhar no palco. Apresentaram-se alunos da Escola de Educação Básica Maria Quitéria e da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Trajano, com o espetáculo “Natal todo dia”, com canto coral e dança. Foram cinco apresentações artísticas culturais.

A pequena Alana Vitória de Oliveira, nove anos, aguardava sua vez junto das colegas de sala de aula. Era a primeira apresentação em um evento no bairro e o frio na barriga inevitável. Ao ser questionada sobre o verdadeiro significado do Natal, prontamente respondeu que era o nascimento de Jesus, tempo de reunir a família e sonhar com um futuro melhor.

As dançarinas mirins Ismaine Mahara e Emily Fernandes contaram orgulhosas que todos os anos os pais fazem um Natal solidário no bairro, distribuindo doces às crianças carentes. “Minha mãe se fantasia de Mamãe Noel. Fazer o bem às outras pessoas faz bem pra gente também”, dizem as meninas, vestidas de anjo, antes de subirem ao palco.

Texto: Aline Tives - Fotos: Nilton Wolff e Aline Tives