Para encerrar o período de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) deste ano, profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras VI/bairro Pro-Morar e Cras VIII/São Pedro), realizaram nesta quinta-feira (13 de dezembro), na Associação dos Servidores (Asservs), um evento de confraternização, recreação e lazer para mais de 150 crianças e adolescentes do Serviço.

Ofertado através da Diretoria de Proteção Social Básica, pertencente à Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lages, o SCFV atende crianças e adolescentes entre seis e 17 anos, cujo objetivo é auxiliar na formação da cidadania, no desenvolvimento do protagonismo e da autonomia a partir dos interesses, das demandas e potencialidades de cada faixa etária.

De acordo com Luciane Ozorio, coordenadora do Cras VI, ao decorrer do ano esses objetivos foram desenvolvidos por meio de temáticas e parceria com os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e demais instituições. “O trabalho infantil, o enfrentamento da exploração sexual infanto-juvenil, meio ambiente, reciclagem, bullying e importância da participação familiar são alguns dos exemplos”, explanou Luciane. Para Josiane Souza, coordenadora do Cras VIII, o ano foi marcado por desafios e muito trabalho. “Acredito que a principal função do SCFV foi cumprida, que é a prevenção de vulnerabilidade, e acima de tudo, o fortalecimento de vínculos sociais, comunitários e familiares”, destacou.  

Além da equipe do Creas I que também atende o território de abrangência do Cras VI e VIII, participaram do evento o secretário de Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos, a coordenadora e diretora da Proteção Social Básica, Vanessa Freitas e Taciani Fontana (respectivamente), assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, facilitadores de oficinas, motoristas, cozinheiras, serviços gerais e demais profissionais do Cras VI e VIII.

Texto e fotos: Daniel Costa - Ascom/PML