Boas perspectivas para a economia em 2019

Se a passagem de ano, por si só, já representa um motivo para a renovação de forças e esperanças na vida da gente, a cada quatro anos temos um momento ímpar para isso: a troca de governantes. E desta vez, além da mudança de nomes, também mudou no Brasil o grupo político que estava no poder. Esse fator, além de outros, traz boas perspectivas para a economia brasileira em 2019. Nesta edição, fomos a campo para ouvir empresários e economistas. E eles nos traçaram um panorama positivo para a retomada da produção e dos negócios.

A entrevista desta edição é com a jovem Lariane Lins, 22 anos, nascida e criada no bairro da Brusque, em Lages. Ela é modelo profissional há pelo menos seis anos. E agora também virou empresária no Rio de Janeiro e atriz, com vários trabalhos realizados em novelas, programas de auditório e de humor na televisão (Globo e Record). Ela conta um pouco de sua trajetória, dificuldades que enfrentou no começo da carreira e desafios que busca superar  no presente, juntamente com outras modelos que atuam na sua empresa, a V Models Rio.

Reeleita deputada federal com quase 85 mil votos, Carmen Zanotto faz um balanço do mandato atual, que resultou em mais de R$ 60 milhões em emendas destinadas aos municípios e hospitais da Serra Catarinense. Eleita uma das parlamentares mais atuantes da atual legislatura, ela também projeta o próximo mandato. E agora, ainda mais experiente, quer continuar sendo um canal de apoio aos projetos da Serra Catarinense em Brasília.

O aterro sanitário de Lages, administrado pela empresa Serrana, recebe uma média de 80 toneladas por dia de lixo urbano. Lá, esse material recebe o tratamento e o destino adequados, preconizados pela legislação ambiental vigente, que busca  o fim dos chamados lixões a céu aberto no Brasil, realidade que por muitos anos existiu em Lages. Em breve, a empresa estuda implantar junto ao aterro sanitário, que também recebe lixo de outras cidades, o aproveitamento do gás gerado pela fermentação e decomposição dos detritos para a produção de energia elétrica.

Você sabe o que é uma startap? O Sebrae realizou uma ampla pesquisa em Santa Catarina para mapear o surgimento e a proliferação deste tipo de empreendimentos, quais suas características principais, dificuldades e potencialidades. Em Lages, o Órion Parque Tecnológico já abriga 18 destas startaps, algumas inclusive com grande potencial de crescimento e de mercado.

No espaço Empreender, você conhecerá um pouco mais da história do Natanael e da Sandra, um casal de pequenos empresários de Lages que viu na produção de casinhas de madeira para crianças um ótimo nicho de mercado para crescer. A empresa produz e monta essas casinhas,  sob encomenda. E o diferencial deles é a qualidade dos produtos, utilizando apenas madeira nobre e de lei. Em pouco mais de um ano de existência, a pequena empresa já busca um espaço maior para dar conta de tantas encomendas.

O Visões do Ozóide desta edição traz números sobre o Programa Bolsa Família e sua importância econômica e social. Apenas em Lages, são quase 6.600 famílias beneficiadas, injetando na economia local mais de R$ 1,2 milhão por mês, dinheiro que garante a essas pessoas um mínimo de dignidade.

Temos ainda o espaço Cotidiano, com informações, comentários e notícias inéditas produzidas pela jornalista Carla Reche; o espaço Gente, com belíssimas fotos da nossa sociedade, produção do Gugu Garcia e da Suely Miyake; o Você na Visão, com fotografias enviadas por nossos assinantes, além de outras matérias, opiniões e informações.

Equipe de Redação