Uma lavoura colorida e repleta de verduras, hortaliças e temperos sem agrotóxicos, saborosos e saudáveis. Estes são os alimentos encontrados nas hortas comunitárias do Projeto Colheita Feliz, idealizado pela Secretaria da Agricultura e Pesca. A 31ª horta comunitária, desta vez no bairro Popular, foi oficialmente entregue à comunidade na tarde ensolarada desta segunda-feira (17 de dezembro), em cerimônia acompanhada pelo prefeito Antonio Ceron; vice Juliano Polese; secretário da Agricultura, Osvaldo Uncini; outros secretários municipais; servidores; lideranças, e vereadores.

A horta foi aberta atrás da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Popular, perto do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Iraci Souza Steink e do campo de futebol, em terreno utilizado pela Associação Bom Samaritano, área de concessão de uso por 15 anos, cedido pela prefeitura de Lages.

A Secretaria da Agricultura prepara o terreno, com colocação de palanques e cerca para proteger a área, adubação da terra, plantio de mudas de alface, beterraba, brócolis, cenoura, couve, e temperos, como cebolinha e salsinha, e serragem espalhada. Para ter direito, basta procurar o responsável pelo espaço, se engajando no comprometimento em contribuir no cultivo. As mudas são geradas no Horto do Guarujá, administrado pela Agricultura. O projeto é praticado com a parceria da União Rural de Lages (Unir).

Totalmente pronta, a horta é entregue aos cuidados da comunidade, público-alvo do projeto para atribuir independência como proposta. No bairro Habitação, cada família está cuidando de um canteiro, inclusive com uma placa de identificação.

Assim que se fizer a colheita, os moradores já podem pedir novas remessas de mudas. Deve ser um trabalho contínuo para efetivar a atividade, tornando-se um hábito de coletividade e dando sentido ao projeto. O objetivo é a distribuição justa e estabelecer responsabilidade na conservação para que os alimentos estejam sempre frescos e consumíveis, sem lavoura vazia. Técnicos da Secretaria visitam as hortas semanalmente para prestar apoio nos bairros.

Em 2017 foram montadas e inauguradas 17 hortas e mais 14 este ano. Mais de 30 pedidos aguardam na fila para receberem suas estruturas prontas depois de elaboradas pelos técnicos da Agricultura, e há manutenção posterior pelos próprios moradores dos bairros.

Texto: Daniele Mendes de Melo - Fotos: Toninho Vieira e Pablo Gomes