Nesta sexta-feira (25 de janeiro), a partir das 19h, a Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval de Macedo recebe a ação “Leia Mulheres”, que objetiva encontros com leitoras para discussões sobre obras literárias. Nesta primeira edição, Raquel de Queiroz foi a escritora escolhida e o livro de estudo é “As Três Marias”.

Raquel de Queiroz foi cronista, romancista, jornalista e tradutora de grandes escritoras da literatura mundial como Jane Austen, Emily Brontë e Agatha Christie. Uma das grandes características de Raquel de Queiroz é o regionalismo e protagonismo de mulheres em suas obras.

“O “Leia Mulheres” é coordenado por Mayra Ghizoni e Nina Severo. Elas farão a mediação do evento. Segundo as organizadoras, além de fortalecer a literatura feita por escritoras de todos os lugares do mundo, o clube atua ativamente à diminuição da desigualdade entre homens e mulheres no mercado editorial (e também na sociedade), pois existe em diversas cidades do Brasil e promove encontros mensais. Todo mês um livro de uma autora é escolhido e o local e data do encontro são divulgados antecipadamente, para que todos os interessados em debater e conhecer a obra e escritora possam comparecer. As organizadoras complementam que homens também podem participar.

As leitoras e leitores interessados em saber mais sobre o “Leia Mulheres” podem entrar em contato pelo evento no Facebook “Leia Mulheres Lages - Raquel de Queiroz” ou pelo Instagram @leiamulhereslages.

Texto: Fabrício Furtado - Foto: arquivo Academia Brasileira de Letras