Avanços foram estabelecidos em uma reunião na prefeitura com assuntos específicos relacionados aos bastidores do processo de instalação da filial de uma das mais vultuosas marcas do segmento madeireiro no Brasil, a Berneck S.A. Painéis e Serrados. Nesta quarta-feira (13 de fevereiro) estiveram reunidos, com parte do colegiado da prefeitura, os representantes da Berneck S.A., gerente de Projetos, Sílvio Novelli, e o gerente administrativo, João Junir Sena, em Lages, para receber informações sobre as mais recentes tratativas realizadas entre a Autopista Planalto Sul, concessionária da rodovia BR-116 e representantes da prefeitura, quanto ao andamento do processo que irá viabilizar o acesso a nova fábrica da Berneck, à margem da BR-116, próximo à ponte sobre o rio Caveiras. A reunião foi acompanhada pelo prefeito Antonio Ceron; procurador-geral do Município, Agnelo Miranda, e pelos secretários de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi, e de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclides Mecabô (Tchá Tchá).

O encontro se justificou devido ao grande fluxo de caminhões que irão circular para atender à Berneck, cerca de 400 veículos/dia, distribuídos em 300 de matéria-prima e 100 de produto acabado. No período de obras haverá movimentação de pessoas alocadas e entrega de materiais e movimentação de máquinas pesadas de terraplanagem, assim como recebimento de diversos contêineres com equipamentos importados para a construção da linha de MDF.

Os representantes da Berneck enfatizaram a necessidade de agilizar a construção do acesso, sinalização e contenção de tráfego para que haja segurança durante a edificação da fábrica. Também foi recebida de forma positiva a notícia da assinatura de documento pelo prefeito Antonio Ceron, a ser encaminhado pelo representante da Autopista e que deverá ser protocolado na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), formalizando o pedido para início das tratativas das homologações, liberação e autorizações dos projetos do trevo de acesso marginal junto ao Governo Federal, que serão imprescindíveis aos trâmites. “Estamos em conversações para alinhar as demandas da empresa junto aos projetos, estudos e viabilidade. O contato entre a empresa e a prefeitura vai ficando cada vez mais estreito, em nome do desenvolvimento e da empregabilidade”, lembra o prefeito.

Há poucos dias, representantes do colegiado da prefeitura estiveram em Brasília em tratativas com a ANTT, na presença também da presidência da entidade, deputada federal Carmen Zanotto, senador Esperidião Amin e o diretor superintendente da Autopista, Antonio Cesar Ribas Sass, quando alguns encaminhamentos foram definidos para o andamento organizado do cronograma de atividades, sem transtornos à implantação do empreendimento. 

Texto: Daniele Mendes de Melo / Fotos: Toninho Vieira