Com a expectativa de alcançar a marca de 1 milhão de garrafas em 2019, e diante da possibilidade de aumentar em mais de 10% a produção anual nas próximas safras com o amadurecimento de novos vinhedos, a 6ª Vindima de Altitude começa nesta sexta-feira, dia 1º de março, em clima de otimismo para o setor. Este ano, a festa marca o início da ótima colheita da uva e a produção de vinhos e vai durar cinco finais de semana (até 31 de março) em São Joaquim e nos demais municípios com a participação das 14 vinícolas na região de Altitude.

O presidente da associação Vinhos de Altitude e Produtores Associados, José Eduardo Bassetti, diz que a safra deste ano, com a colheita estimada de cerca de 1,1 milhão de quilos de uvas viníferas, “é excelente”. O clima foi perfeito, especialmente na fase final de maturação da fruta, o que anima ainda mais os produtores. “Poderemos ter uma safra cheia, como aconteceu em 2017”, afirma o produtor, que é proprietário da vinícola Villaggio Bassetti.

A abertura oficial da Vindima 2019 será na noite da próxima sexta-feira na Praça Cezário Amarante, no centro de São Joaquim, com eventos culturais gratuitos e degustação paga de vinhos e espumantes. A programação na Praça prossegue até domingo, dia 3. Depois disso, até o final do mês, cada uma das 14 vinícolas que participam da festa estará aberta para visitações, degustações, passeios, piqueniques, almoços e jantares harmonizados, além de apresentações musicais.

Em São Joaquim, haverá opção de o visitante participar de cursos, workshops e oficinas sobre a variedade de uvas cultivadas pelos produtores de vinhos de Altitude, análise sensorial de produtos e características olfativas, visuais e gustativas de vinhos tintos, brancos e rosés.

CLIMA E SOLO PERFEITOS

A Vindima 2019 reúne 14 vinícolas (Abreu Garcia, D’Alture, Hiragami, Suzin, Quinta da Neve, Leone di Venezia, Serra do Sol, Thera, Vivalti, Villa Francioni, Villaggio Bassetti, Villaggio Conti, Vinhedos do Monte Agudo e Pericó), localizadas nos municípios de São Joaquim, Campo Belo do Sul, Urubici e Bom Retiro. Além das vinícolas, a região conta com pousadas para todos os gostos e bolsos, restaurantes, cafés e hotéis. Os vinhos de Altitude levam esse nome por serem produzidos no topo de uma cadeia de montanhas, terreno propício ao cultivo graças às características do clima e solo.

A 6ª Vindima é organizada pela Associação Vinhos de Altitude Produtores e Associados, realizada via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Zabot, Engie, Lamar Super Center e Oxford, apoio da Prefeitura Municipal de São Joaquim, BRDE, SESC, Santur, Boccati, Aproserra, IFSC, Governo de Santa Catarina, Sebrae, Terroir Villaggio e Souza Cruz, e viabilizada pelo Ministério da Cidadania do Governo Federal.

Crédito das fotos: Divulgação Vindima 2019

 

SERVIÇO

O QUE? 6ª Vindima de Altitude

QUANDO? ONDE? 1º a 31 de março de 2019. Nos dias 1 a 3/3, será na Praça Cezário Amarante, Centro de São Joaquim, a partir das 18h. Nos demais finais de semana serão nas 14 vinícolas que participam da Vindima 2019

PROGRAMAÇÃO: Para saber mais e conhecer a programação, acesse: https://www.vindimadealtitude.com.br

INFORMAÇÕES: www.gscomunica.com.br

CONTATO: gscomunica.sc@gmail.com

Paulo Scarduelli - GS Comunica - Assessoria de Imprensa