As obras de ampliação e revitalização do CEIM Cacilda Altomar (instalações físicas da antiga Creche Sorriso), no bairro Triângulo, foram inauguradas na manhã desta quarta-feira (27 de fevereiro) pelo prefeito Antonio Ceron, vice Juliano Polese e pela secretária da Educação Ivana Michaltchuck. Concluídas graças à parceria da Secretaria da Educação com a comunidade, as obras consistem na ampliação da sala das crianças (Maternal I e II), da cozinha, instalação de calhas, pintura interna e externa, dentre outras melhorias.

Iniciadas na gestão diretiva de Isabel Rodrigues e terminadas agora na gestão de Simone dos Santos, foram praticamente quatro anos de trabalho (formiguinha) dos professores, voluntários e da Secretaria da Educação. Os recursos foram arrecadados de eventos beneficentes promovidos pela direção do CEIM, com apoio dos professores da EMEB Hermínio Pinheiro, assim como houve ajuda de mão de obra voluntária e de investimentos da Secretaria da Educação.

Ao falar das obras realizadas, o prefeito Antonio Ceron disse que quando esta creche foi feita, fez-se o que se podia na época.  “Hoje temos a alegria de poder, a cada dia, entregar à algo mais para a comunidade. Estamos cumprindo com aquilo que a comunidade precisa de nós gestores públicos”, falou Ceron.

“Agora em março chegamos ao marco de 400 novas vagas abertas na Educação Infantil e isso é muito significativo. Daí a importância das pequenas obras, que somadas se tornam de grande relevância para a melhoria de vida das pessoas e das famílias lageanas”, destacou o prefeito.

Para a diretora Simone dos Santos “a palavra de hoje é gratidão”, pois muitos foram os que contribuíram para que o CEIM fosse revitalizado. Simone disse que “a Educação Infantil é a base e se ela for bem construída, o futuro de nossas crianças será com certeza promissor”.

“É com muita alegria que hoje estamos inaugurando os novos espaços do CEIM. É um sonho nosso e da comunidade. Parabéns a todos os que tiveram o privilégio de contribuir com este importante trabalho”, falou a ex-diretora do CEIM Cacilda Altomar, Isabel Rodrigues.

Hoje esse CEIM, construído em área anexa à EMEB Hermínio Pinheiro, atende em tempo integral 35 crianças no Maternal I e II. Com as ampliações, a nova sala de aula e a cozinha (antes minúscula) são agora espaços confortáveis e aconchegantes.

Construída no final da década de 1990, a Creche Sorriso atendia, na época, a demanda de vagas na Educação Infantil surgida com a abertura do Loteamento Golin, no bairro Triângulo. Com o tempo ela passou para a denominação de CEIM do Triângulo e agora, com a revitalização, passa a se chamar CEIM Cacilda Altomar.

Texto: Iran Rosa de Moraes - Fotos: Marcelo Pakinha