O curso “Análise sensorial: degustando vinhos espumantes de altitude”, que faz parte da programação da Vindima 2019, será realizado neste sábado, dia 16, na cantina escola da E. B. B. Manuel Cruz (rua Luís N. de Carvalho, 56), em São Joaquim. As atividades começam às 15h30, sob a responsabilidade da professora Mariana de Vasconcellos Dullius. O curso é gratuito e dá direito a certificado. As vagas são limitadas a 30 pessoas, exclusivas para maiores de 18 anos.

Esta atividade é oferecida pelo IFSC Campus Urupema, única instituição que mantém um curso superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia em Santa Catarina, formando enólogos para atuar em vinícolas no Estado e fora dele. Nos fins de semana anteriores, houve cursos sobre degustação de vinhos brancos e roses de altitude (ministrado pela professora Carolina Pretto Panceri no dia 2) e degustação de vinhos tintos (com a professora Betina de Bem no dia 9). Agora, será a vez dos vinhos espumantes de altitude. As inscrições devem ser feitas acessando o link https://goo.gl/forms/WBuJkv0NAjMOg3XM2.

PARCERIA POSITIVA

A coordenadora do curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia do IFSC Campus Urupema, Carolina Pretto Panceri, diz que os três cursos completaram as vagas oferecidas e chegaram a ter fila de espera de até 20 pessoas. O público é variado, formado por pessoas de diferentes idades e na maioria dos casos iniciantes na arte de degustar vinhos. “A maioria são moradores de São Joaquim e região, mas também há pessoas que se deslocam de Florianópolis e Lages para participar das atividades”, afirma. Alunos do IFSC atuaram como voluntários, trabalhando na organização dos cursos e na recepção dos alunos.

O curso superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia foi criado em 2015 e formou a primeira turma no ano passado. A maioria dos formandos já trabalha em vinícolas da região, enquanto outros fazem mestrado, aprofundamento ainda mais seus conhecimentos na área. Em Urupema, o IFSC oferece também o curso de Tecnologia de Alimentos, mas há três opções de nível técnico, três especializações latu senso e cursos de formação continuada, de curta duração (60 horas), em São Joaquim.

 

O IFSC é parceiro da Vindima de Altitude desde 2017, mas este ano, pela primeira vez, oferece atividades como os três cursos de degustação. “Estamos felizes com o retorno dessa parceria, que fortaleceu nossos laços com a associação de produtores”, diz a professora Carolina Panceri, que coordena essa atividade de extensão. Ela ressalta que a Vindima é importante para a economia da região, porque também movimenta o turismo, por meio da demanda em hotéis, pousadas, restaurantes e outros prestadores de serviços.

Aldo Granjeiro - Assessoria de Imprensa