A partir deste sábado, 23 de março de 2019, uma nova modalidade de qualificação está inaugurada junto ao Sindicato Rural de Lages, visando aprimorar jovens e adultos que vivem e trabalham no campo. Pela manhã, às 8 horas, ocorreu a inauguração do espaço montado no segundo piso da entidade, antes do início da primeira aula, e na presença dos 40 alunos do Curso Técnico em Agronegócio. Autoridades como o prefeito Antonio Ceron, e o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Gilmar Antônio Zanluchi, marcaram presença. O presidente do Sindicato Rural, Márcio Pamplona, abriu as falas, e mais uma vez ressaltou a oportunidade que a partir de agora se instala através dos cursos que fazem parte da Rede e-Tec Brasil, programados pelo Ministério da Educação (MEC).

A entidade começa assim a concretizar a proposta da instalação de cursos técnicos e superiores ligados ao agronegócio, inclusive, futuramente, abrindo possibilidade da efetivação da Faculdade de Tecnologia CNA, também com a anuência do MEC. Todo o projeto foi desenvolvido em parceria entre o Sindicato Rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). O polo de Lages é o 11º de Santa Catarina e o segundo implantado somente na Região Serrana. O espaço conta com três modernas salas de aula, biblioteca e auditório. Uma das salas é destinada somente para o ensino de informática visando estabelecer a inclusão digital no campo. A estrutura conta ainda com refeitório, sanitários adaptados e secretaria. Futuramente, até mesmo um elevador será instalado facilitando a acessibilidade.  

O superintendente  do Senar, Gilmar Zanluchi frisou que o curso de agro na região vai fazer uma grande diferença, porque a turma é formada por jovens e adultos, e alguns com formação em contabilidade, agronomia e veterinária. O importante, é que todos querem novos conhecimentos nas mais de mil horas de aulas presenciais e semipresenciais. O curso, por meio da Formação Profissional Rural (FPR), leva ainda o conceito da promoção social ampliando a qualidade de vida dos trabalhadores e produtores rurais. Há também, a vertente da assistência técnica e gerencial. “A decisão nossa foi acertada, principalmente pela existência da informação, propiciada exatamente pelo Curso em Agronegócio”, destacou Zanluchi.

“Hoje ser produtor rural é um orgulho para todos nós”. Assim o prefeito de Lages Antonio Ceron iniciou a mensagem aos alunos. Para ele, no momento em que o Brasil se transforma, o setor agrícola é o responsável mais direto para fazer com que o país chegue a um estágio melhor. Logicamente, a partir de implantações tecnológicas e inovações educacionais, qualificando especialmente as pessoas do campo. “Nós brasileiros vamos vencer as batalhas da vida, pelo conhecimento e o aperfeiçoamento desta que é uma atividade tão nobre e essencial para todos nós brasileiros”, completou. 

A solenidade foi encerrada com o descerramento da placa inaugural do Polo de Lages. E, em seguida os alunos foram para sala de aula para o primeiro dia de aprendizado presencial.

Assessoria de Imprensa / Fone: (49) 99148 4045 / E-mail: imprensalages@gmail.com