Agentes culturais de Lages e das cidades de Urupema e São Joaquim reuniram-se na manhã desta quinta-feira (28 de março), na Fundação Cultural de Lages (FCL), para o processo eletivo do Conselho Estadual de Cultura (CEC) e elaboração das prioridades da região para a cultura. Esta primeira etapa foi intermunicipal e, no dia 7 de maio, Lages será sede da fase regional do processo eletivo do Conselho.

Os agentes indicados nesta quinta-feira estão habilitados para a etapa regional, em que uma nova eleição será realizada para assim serem conhecidos os conselheiros estaduais de cultura.

Veja a lista dos indicados da etapa intermunicipal e suas respectivas áreas culturais:

- Sueli Dors - dança;

- Layla Cristina de Campos e Joed Jeffer Ferreira de Mello - música;

- Alfeu Varela - teatro;

- Éder Goulart - cultura popular e diversidade;

- Névio Fernanandes, letras;

Após a indicação dos agentes, o grupo formalizou documento que também será enviado para o CEC com algumas prioridades regionais para as áreas culturais.
Segundo o tradicionalista, Éder Goulart, a etapa em Lages serviu para apontar que é necessária ainda mais mobilização dos agentes. “Para um primeiro processo percebemos que os representantes culturais precisam se mobilizar muito mais. Ainda assim conseguimos cumprir com a etapa e agora vamos nos preparar para a regional em maio. A maioria das propostas registradas contempla principalmente uma política de inclusão das artes e cultura nas escolas”, comenta.

Texto e foto: Fabrício Furtado