Na tarde da sexta-feira, 29/03, a Escola Municipal de Educação Básica Fausta Rath, localizada no bairro Vila Mariza, organizou uma grande festa para comemorar seus 50 anos de fundação. Para celebrar esta importante data, a Câmara de Lages esteve presente nas comemorações e concedeu honrarias alusivas ao aniversário do educandário, aprovadas através da moção legislativa 098/2019, de autoria do vereador Amarildo Farias (PT), com a associação dos demais edis.

Durante a cerimônia, os vereadores Amarildo e Mauricio Batalha Machado (Cidadania) entregaram à diretora da escola, Cássia Giselle Cevey, a moção aprovada pela Câmara Municipal, uma placa prestando o reconhecimento do Legislativo ao cinquentenário da instituição e diplomas de homenagem especial para 24 pessoas que ocuparam postos de destaque durante estes 50 anos de atividade. “É uma honra poder prestar esta homenagem a uma escola que caminha e desenvolve suas ações junto com a comunidade. Parabéns à toda a comunidade escolar”, cumprimentou Amarildo.


A diretora Cássia agradeceu a homenagem do Legislativo e ressaltou que esta é uma data importante para relembrar e homenagear todos aqueles que ajudaram a construir a história do educandário. “Nós temos muito apoio da comunidade, fazemos um trabalho de mão dupla, de união, e esse aniversário é para comemorar e agradecer todos que por aqui passaram. Agradecer aqui a Câmara de Vereadores, que sempre está presente e envolvida na comunidade, nos nossos atos, nas nossas atividades e, com certeza, também faz parte dessa história”, enalteceu.


Em sua fala, o prefeito Antonio Ceron (PSD) também foi muito elogioso aos trabalhos da instituição. Ele aproveitou a oportunidade para anunciar à comunidade que será viabilizada a construção de um banheiro, da rampa e das calçadas para o Centro de Educação Infantil Alfeu Rogério de Liz e Silva, anexo à escola. Além disso, se comprometeu em empenhar esforços para o fechamento da quadra de esportes.

O pedido para realização das melhorias no Ceim foi feito no início de março pelos vereadores Mauricio e Pedro Figueredo (PSD), durante as visitas de fiscalização aos equipamentos públicos. “Entrando na instituição, a gente observa que ela é muito bem cuidada e reconhece que, certamente, essa é uma ação conjunta com a comunidade. Esperamos que esse investimento traga mais conforto as crianças e professores da instituição. Também quero dar meus parabéns à escola e desejar que continue formando e educando cada vez mais crianças e jovens” parabenizou Batalha. Também acompanharam as festividades pais, alunos, comunidade e diversas autoridades do município.

A escola

Localizada na rua Jerusalém, no bairro Vila Mariza, a Emeb Professora Fauta Rath atende cerca de 300 alunos, do 1º ao 9ª ano do Ensino Fundamental, nos períodos matutino e vespertino. A escola conta com 35 funcionários entre equipe diretiva, professores, estagiários, profissionais de cozinha e limpeza. As atividades no educandário iniciaram em 1969, comemorando 50 anos de fundação neste mês de março.

Durante esse período, o educandário passou por diversas transformações, aprimorando seu sistema organizacional para garantir um ensino de qualidade aos seus alunos. A instituição desenvolve e participa, atualmente, de vários projetos, tais como coral estudantil, curso de Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), projeto de Educação Fiscal, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), entre outros. 

Veja quem foram os homenageados:

- Ivana Elena Michaltchuk (secretária da educação e ex-professora);
- Angela Finkler de Sousa (ex-diretora);
- Cileide Elisabeth Netto de Souza (ex-diretora);
- Ivanei Cruz Schneider (ex-diretor);
- Márcia Aparecida Rafaeli de Oliveira (ex-diretora);
- Deloar Rosa Liz (ex-professora);
- Marli Terezinha Ambrós Córdova (ex-professora);
- Rita Maria Antunes Waltrick (ex-professora);
- Paulina Marisete de Liz (ex-professora);
- Flávio Rosa Liz (ex- aluno e ex-professor);
- Kátia Joceane Dolçan Espíndula (professora e diretora auxiliar);
- Mariza Helena Bunn Talon (instrutora do coral);
- João Romário Finardi (instrutir do coral);
- João Valdir Goedert (ex-professor de PROERD)
- Maria Eloina da Cruz Straubel (servidora e ex-aluna);
- Marlene de Fátima Ataide Mattos (ex-cozinheira);
- Idanir Antunes Almeida (ex membro de CPP);
- Jorge de Oliveira Abreu (ex membro de CPP);
- Nicolau Navochadla (ex membro de CPP);
- Vera das Graças Rodrigues (ex membro de CPP);
- Zilma dos Santos (ex membro de CPP);
- Célio Muniz Andrade (membro de CPP);
- Lucimar Pressoto Azi Costa (membro de CPP);
- Neiva Daboit (membro da comunidade).

Texto e fotos: Assess. de Imprensa da Câmara de Lages