Investimentos da Secretaria de Águas e Saneamento (Semasa) em torno de R$ 450 mil, garantem a implantação de sete travessias interligadas à rede central de saneamento básico da avenida Duque de Caxias. Travessias com canos de polietileno de 22.5 centímetros de diâmetro, as quais canalizarão o esgoto sanitário dos bairros Guadalupe, Frei Rogério e Passo Fundo, para a rede da Duque de Caxias e desta para o emissário central da avenida Belizário Ramos, este interligado à Estação de Tratamento de Esgoto localizado no bairro Caça e Tiro.

Para estas obras a empresa Águas do Planalto utiliza o método não destrutivo, que compreende a perfuração do terreno, através de uma broca, evitando assim o corte superficial sobre as pistas asfálticas da avenida. Essas obras deverão estar concluídas dentro de um prazo de 30 dias.

“Em um segundo momento estaremos interligando os bairros Vila Maria, Maria Luiza, Conta Dinheiro e Vila Comboni”, informa o secretário da Semasa, Jurandi Agostini.

Já o prefeito Antonio Ceron, fala sobre investimentos gerais na área de saneamento básico. “As obras do Complexo Araucária, incluindo a ETE-Araucária (em fase de testes), estão praticamente concluídas. A ETE do Caça e Tiro está sendo ampliada e as obras de implantação da rede central de saneamento básico da avenida ponte Grande estão sendo executadas. Esta rede, especificamente, irá captar o esgotamento sanitário de 13 bairros de Lages, incluindo dos novos loteamentos urbanos. São ações que em curto e médio prazo que farão de Lages uma referência no sistema de esgotamento sanitário no Estado e Brasil”, afirma o prefeito.

Texto: Iran Rosa de Moraes. Colaboração: Ari Junior - Fotos: Marcelo Pakinha e Divulgação