O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoverá uma palestra em alusão ao Dia Nacional da Conservação do Solo, comemorado nesta segunda-feira, 15. O evento acontecerá em 24 de abril, às 16h, no auditório da Engenharia Florestal.

A palestra será ministrada pelo engenheiro agrônomo Júlio Cesar Ramos, doutor em Ciência do Solo pela Udesc Lages. Ele abordará o tema "A comemoração do solo: situação atual geral e perspectiva". O evento terá duração de duas horas e será voltado para estudantes de graduação e pós-graduação da instituição, além de técnicos da área.

De acordo com o professor do Departamento de Solos e Recursos Naturais, Ildegardis Bertol, universidades que possuem curso de Agronomia costumam realizar atividades com essa temática, neste período, para marca a data. "É muito importante debatermos esses assuntos para chamar a atenção dos futuros profissionais da área para a preservação do solo".

O Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituído pela Lei Federal Nº 7.876, em 13 de novembro de 1989. A data foi escolhida em homenagem ao norte-americano Hugh Hammond Bennett, que durante as primeiras décadas do século passado mobilizou e liderou o movimento pela conservação do solo nos Estados Unidos.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages