Lages coleciona um portfólio de projetos tirados do papel com inclinação ao empreendedorismo. O Poder Público tem interferência direta nesta mudança de paradigma: facilitar a vida do empreendedor que escolhe Lages como celeiro de sua indústria, comércio e prestação de serviços, criando, consequentemente, o desenvolvimento do município e de sua gente. E pelos resultados alcançados parcial e definitivamente, o prefeito Antonio Ceron conquistou na noite desta segunda-feira (29 de abril), o Prêmio Prefeito Empreendedor e o Selo Prefeito Empreendedor, concedido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), em solenidade realizada na sede do Sebrae, no Parque Tecnológico Alfa, em Florianópolis.

“Uma cidade somente é feita de gente feliz se as famílias estiverem empregadas, com alimento na mesa e a engrenagem da geração de renda estiver rodando em bom ritmo. Lages é uma cidade universitária e da inovação que forma profissionais e empreendedores capazes de ter ousadia e criatividade para fazer a diferença no mercado de trabalho e nos negócios. E temos trabalhado firmemente para alcançar bons resultados, o que fazemos é para a posteridade. Este prêmio só aumenta nosso compromisso em deixar nossa marca no painel de colaboração ao progresso da cidade mais importante da Serra e oitava maior economia no ranking estadual. Neste momento em que o Brasil está passando por discussões econômicas que podem mudar sua história expressivamente, nada mais nos dá orgulho em saber que Lages está nos trilhos certos. Esta é uma conquista de todos os lageanos”, comemora o prefeito Antonio Ceron. O vice-prefeito Juliano Polese, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mário Hoeller de Souza e o gerente regional do Sebrae (Serra), Altenir Agostini, também prestigiaram o evento.

Quase 50 projetos de 34 municípios

Na mesma cerimônia foram conhecidos os finalistas do X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, da etapa estadual, no qual Lages conquistou o primeiro lugar. O município concorreu na categoria Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios, junto a Abdon Batista, Concórdia, Descanso, Florianópolis, Itapoá, Luzerna, São José e Timbó. Portanto, Lages é a primeira colocada pelas políticas públicas para o desenvolvimento de pequenos negócios. Com o Prêmio Prefeito Empreendedor, o Sebrae busca reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados positivos, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

No total 34 municípios catarinenses inscreveram 48 projetos em oito categorias da premiação estadual. Os vencedores estaduais conhecidos nesta noite, entre os quais, Lages, seguem para a etapa nacional em Brasília (programada para o dia 5 de junho).

Nesta 10ª edição, os prefeitos puderam se inscrever em oito categorias: Políticas Públicas para Desenvolvimento de Pequenos Negócios, Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Empreendedorismo na Escola, Desburocratização e Implementação da REDESIMPLES, Inclusão Produtiva, e Apoio ao MEI.

Texto: Daniele Mendes de Melo / Informações: Pablo Gomes

Fotos: Pablo Gomes e José Somensi (Sebrae)