O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, doou equipamentos de informática, por meio de transferência de patrimônio, para quatro escolas estaduais de Lages.

A escola Agar Alves Nunes recebeu 18 microcomputadores completos (gabinete, monitor, teclado e mouse) e a escola General José Pinto Sombra, 17 microcomputadores, um notebook e duas caixas de som para computador. A escola Professor Armando Ramos de Carvalho recebeu 30 microcomputadores e a escola São Judas Tadeu, 35 microcomputadores e um projetor.

Em 2018, a Udesc Lages adquiriu 145 microcomputadores novos, com o objetivo de realizar a atualização de parte do parque de informática que não atendia mais as necessidades do centro.

Na medida em que a troca foi realizada, os equipamentos antigos passaram por triagem e aqueles que ainda poderiam ser utilizados para atividades básicas foram destinados às escolas.

"É muito gratificante ver que equipamentos que já não nos atendiam mais em sua plenitude, mas que estavam em perfeito funcionamento, vão prosseguir contribuindo na formação dos alunos, mas agora alocados nos laboratórios de informática das escolas", diz o coordenador de Informática da Udesc Lages, Luciano Coelho.

Na escola São Judas Tadeu, a doação permitiu a reativação da sala de informática. Os equipamentos serão utilizados por todos os 400 alunos do ensino fundamental e médio, que fazem parte da instituição.

"A tecnologia é algo presente em diversos setores da sociedade e necessária no mundo de hoje. É essencial para a iniciação no mercado de trabalho e para a qualificação profissional. Além disso, a informática associada a diferentes práticas pedagógicas torna a escola mais agradável e atrativa. Frente a isso, ressaltamos a importância da doação dos computadores", comenta a Diretora Geral, Nadir Coelho.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva