O número de participantes ultrapassou a marca de cinco mil profissionais ao longo da feira de negócios turísticos BNT Mercosul, nesta sexta-feira e sábado (24 e 25 de maio). Itajaí sediou a BNT pela quinta vez consecutiva. Além de Itajaí, a feira foi realizada em Balneário Camboriú e no Beto Carrero World nesta edição, e teve como organizador o diretor da BNT, Geninho Goes. Lages marcou forte presença nesta 25ª edição.

Os principais atrativos da Serra Catarinense foram divulgados a especialistas do segmento de turismo e ao público, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a Fundação Cultural de Lages (FCL) e o Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra) - Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), presentes no estande da Santur. O executivo de Turismo, Luís Carlos Pinheiro Filho, e o superintendente da FCL, Gilberto Ronconi (Giba), compareceram ao BNT.

As soberanas da 31ª Festa Nacional do Pinhão, rainha Maísa Carolina Pereira e as princesas Victória Gabriela Corrêa Coelho e Vitória Melo dos Santos, percorreram os espaços e disseminaram informações da programação do maior evento da Serra de Santa Catarina, convidando os visitantes para a Festa, que acontecerá de 14 a 23 de junho no Parque de Exposições Conta Dinheiro. O Recanto do Pinhão Aracy Paim terá suas atrações de 8 a 23 de junho, na Praça Vidal Ramos Sênior, (Praça do Terminal Urbano).

Na oportunidade, a Serra ofereceu vinhos de altitude, truta, geleias, queijo serrano e a tradicional paçoca de pinhão, além da distribuição de guias turísticos. No receptivo, aos operadores e agências de turismo e ao público da feira, os músicos Paulinho Guazzelli e Victor Colombo realizaram um show à parte, divulgando a cultura serrana no litoral catarinense, tanto no estande da Santur, como nos diversos espaços da BNT Mercosul 2019.

Para o executivo de Turismo, Luís Carlos Pinheiro Filho, este encontro turístico promovido pela BNT, o maior de Santa Catarina, propicia visibilidade extremamente ampla a Lages e aos potenciais da Serra, a região mais fria do Brasil, e com a chegada das estações geladas, a rede hoteleira e a economia são aquecidas. “Neste sentido, a participação de Lages e da Serra Catarinense é de fundamental importância, pois conecta nossos destinos ao resto do mundo, e serve para realizar novos negócios, proporcionando oportunidades, assim como a geração de empregos para Lages.”

Enquanto isto, Gilberto Ronconi considera estratégica a presença da realeza da Festa do Pinhão na BNT Mercosul. “Significa levar para mais longe o conhecimento sobre nossa cultura e fortalecer o convite para a vinda de novos turistas para a Festa do Pinhão.”

Dentre vários parceiros, a Fazenda Boqueirão, de Lages, disponibilizou uma diária no hotel para sorteio na BNT Mercosul aos credenciados no evento e, confirmando a parceria, o Hotel Fazenda Resort de Campo Boqueirão como um dos melhores meios de hospedagem da Serra Catarinense. O ganhador da diária foi Juliano Centena, do Rio Grande do Sul.

O Business Center foi um dos destaques da feira. Realizado este ano no Hotel Sibara Flat e Convenções, em Balneário Camboriú, contou com 40 operadoras e totalizou 1.440 contatos comerciais. Entre os presentes estiveram representantes de empresas como CVC, Azul Viagens, Latam e Fly Tour. A rodada de negócios possibilitou novas parcerias e negociações entre operadores e expositores.

Texto: Daniele Mendes de Melo, com colaboração de Henrique Beling

Fotos: Henrique Beling e Carlos Alves/Divulgação