Foi assinada na tarde desta terça-feira, 28 de maio, a ordem de serviço para elaboração do projeto do novo bloco cirúrgico do Hospital de Clínica Veterinária (HCV), do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages.

O contrato foi assinado pelo Diretor-Geral da Udesc Lages, Clovis Eliseu Gewehr, e pelo representante da empresa responsável, Augusto Fornari Sousa.

O valor do projeto é de quase R$ 130 mil e a empresa tem prazo de um ano para apresentá-lo, com todas as autorizações e aprovações necessárias dos órgãos competentes, como a Prefeitura, a Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros.

Depois do projeto concluído, a Direção da Udesc Lages trabalhará na captação de recursos para a execução da obra. "Nós vamos trabalhar incessantemente para qualificar nossos cursos de graduação e a infraestrutura faz parte desse processo de qualificação", afirma o diretor-geral.

A iniciativa é fruto de uma reivindicação dos acadêmicos, que se organizaram para solicitar um novo bloco cirúrgico e receberam o apoio da direção. "Isso é uma conquista que iniciou com os alunos e é mérito deles", comenta a diretora do hospital, Leticia Yonezawa.

Leticia explica que o HCV não possui centro cirúrgico para grandes animais e o atual centro cirúrgico, que atende somente pequenos animais, tem problemas estruturais. "Para termos os dois centros cirúrgicos é necessária toda uma estrutura ao redor, como lavanderia, esterilização, sala de equipamentos e vestiários".

A previsão é que o novo bloco tenha cerca de dois mil metros quadrados e que a estrutura completa atenda as atividades de ensino, pesquisa e extensão. "Será fundamental, não só para as aulas, que estão entre nossas principais atividades, mas também para pesquisa, extensão e prestação de serviço", completa a diretora do HCV.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages - Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva