Produtos da identidade Serra Catarinense como pinhão, queijo serrano e frescal integram receitas exclusivas para o Sabores de Lages, que ocorre de 14 a 23 de junho, durante a 31ª Festa Nacional do Pinhão.  Além dos pratos preparados especialmente para o evento, haverá chope artesanal de fabricação lageana. Durante os 10 dias, o público poderá se deliciar com pratos gourmets oferecidos pelo valor único de R$30,00.

Os 14 restaurantes terão um cardápio variado com carnes, massas, peixes, sushi, hambúrgueres e feitos com pelo menos uma iguaria típica da região e chope artesanal. O coordenador do Núcleo Gastronômico de Lages (ACIL/CDL), Ruan Rangel, destaca que a ideia é tornar a gastronomia típica da Festa do Pinhão mais atrativa para os visitantes, resgatando elementos da cultura gastronômica serrana. 

“Os lageanos e turistas sempre pediram a presença dos restaurantes da cidade no evento. Estaremos lá, fortalecendo nossos estabelecimentos e mostrando porque nossa gastronomia é tão apreciada por quem vem de fora”.

A comercialização dos produtos ocorrerá por meio de caixas exclusivos. O público compra o tíquete e escolhe em qual restaurante deseja provar a culinária. 

Espaço

Além de boa comida e bebida, o espaço pavilhão localizado atrás do Palco Nativista, ponto com grande circulação de pessoas dentro da Festa, será totalmente fechado. A decoração contempla elementos relacionados à região e à Festa.

O ambiente com capacidade para atender 150 pessoas de maneira bastante confortável contará também com mostra cultural. O gerente regional do Sebrae, entidade corealizadora do Sabores de Lages, Altenir Agostini, frisa que a missão é enaltecer a história, cultura e a gastronomia da Serra Catarinense.

 Restaurante participantes:

 Boka’s Serrano: Camarão à moda da Serra;

 Boteco  Santa Fé: Pulled Pork do Joaquim;

 Burguer da Joca: Hambúrguer com farofa de bacon e pinhão;

Hamgourmet:  Hot Dog de linguiça defumada e Mini Churros no copo;

Hoshi Pokes e Sushis: Urumaki Serrano e , Uramaki Filadélfia com jhow;

 Liv In Café e Gastrobar: Quirera Campeira Liv In;

 Pizza Pronta (Uniplac): Calzone de calabresa defumada com mix de queijos regionais;

 Restaurante Apreciatta: Espaguete caseiro ao molho serrano;

 Restaurante Bistrô: Carreteiro de frescal e pinhão

 Restaurante Bom Apetite: Escondidinho de Pinhão;

Restaurante Galpão Capão do Cipó: Tilápia galponeira arroz ao dente e pirão de peixe com pinhão;

 Santo Graal Restaurante: Batata recheada com paçoca de entrevero ou paçoca vegetariana

Z.M. Massas Caseiras: Sopa de agnoline com costela desfiada defumada e pinhão;

Cervejaria Princesa da Serra: Chopp Princesa da Serra nos estilos Pilsen, Weizen, Ipa, Vianna, Sout e Rauchbier

Por Catarinas Comunicação || Fotos Marcílio Viana de Jesus