O Queijo Artesanal Serrano também vai brilhar na 31ª Festa Nacional do Pinhão. Na noite de 18 de junho, a partir das 18h, acontece o 3º Concurso Regional de Queijo Artesanal Serrano, durante a programação da Festa.

O evento, promovido pela Epagri e instituições parceiras, busca incentivar a produção, com qualidade, do Queijo Artesanal Serrano, promover a valorização de saber-fazer centenário, fortalecer a organização dos produtores, e divulgar a história, o sabor e a importância que o produto tem na região.

Essa será a etapa final do concurso, que foi precedida por outras três que escolheram os melhores queijos em três microrregiões produtoras. Na fase final, eles serão avaliados por uma comissão julgadora técnica e também pelo público que passar pela Festa do Pinhão. Cerca de 25 queijos classificados nas fases microrregionais participarão da etapa final. No julgamento técnico, os queijos serão avaliados segundo suas características de cor, textura, consistência, aroma e sabor. Ainda será considerado na avaliação o envolvimento dos produtores em cursos de qualificação e processo de legalização.

Os visitantes também vão poder julgar os queijos. Entre às 20h e 21h do dia 18, quem passar pelo espaço do concurso dentro da Festa do Pinhão via poder degustar os queijos e dar sua opinião. No julgamento técnico serão premiados os três melhores queijos nas duas categorias – maturado ou não. Já no julgamento popular não será levado em conta o tempo de maturação, serão premiados os três preferidos do público entre os cerca de 25 que estarão concorrendo. A entrega dos prêmios acontece a partir das 21h30min, no local do evento. Todos os produtores participantes receberão um Certificado de Participação.

Informações: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca