Alunos da rede municipal de ensino de Lages se preparam para uma das competições mais esperadas entre as escolas públicas de todo o país. A Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, está em sua sexta edição e premiará as melhores produções textuais a nível nacional.

O tema a ser explorado, assim como nas outras edições, é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Em Lages, todas as escolas aptas decidiram por participar este ano, tendo pelo menos um aluno representante em cada uma delas. A competição envolve alunos do 5° ano do ensino fundamental até o 3° ano do ensino médio.

Já iniciaram as oficinas preparatórias para todos os professores da disciplina de Língua Portuguesa. Depois, iniciarão as atividades em sala de aula, trabalhando o tema, com pesquisas sobre o lugar onde os alunos vivem e o estudo dos gêneros textuais propostos.

A Olimpíada dura praticamente todo o ano letivo, e é dividida em várias etapas. Após a realização das oficinas, acontecerá a etapa escolar, que selecionará as melhores produções que irão competir entre si na etapa municipal. Este processo deve durar até início de setembro. Conhecidos os vencedores de cada município, eles serão encaminhados para a etapa estadual. Nesta fase serão selecionados 569 alunos semifinalistas e seus respectivos professores, que disputarão na etapa regional.

Esta disputa acontecerá em uma capital brasileira, com processo eliminatório que irá selecionar 173 trabalhos para a etapa nacional, que acontecerá no dia 5 de dezembro. Serão 28 alunos premiados, em suas categorias. O evento de premiação acontecerá no dia 9 de dezembro. “Sempre tivemos casos de sucesso entre os alunos da rede municipal em competições nacionais, então as expectativas são sempre as melhores de que este ano tenhamos mais conquistas”, diz a coordenadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação de Lages, Vanessa Goulart Branco.

Texto: Aline Tives / Foto: Toninho Vieira