O prefeito de Lages, Antonio Ceron, juntamente com o secretário de Planejamento e Obras, João Alberto Duarte, assinou a ordem de serviço para a execução do primeiro projeto de pavimentação asfáltica financiada com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) durante ato oficial realizado na manhã desta quinta-feira (4 de julho), no bairro Tributo. Trata-se do asfaltamento de 4.914,25 metros quadrados da rua Padre Ludovico Kuck, incluindo trechos de acesso à Unidade Básica de Saúde (rua Abramo Baú) e ao Centro de Educação Infantil Municipal Ivo Pacheco de Andrade (rua Ernesto Ranzolin). A Pe. Ludovico Kuck é via de interligação dos bairros Tributo e Guarujá.

A ordem de serviço foi entregue à AS Construtora Ltda., vencedora de licitação pública, com prazo de finalização da obra em quatro meses (120 dias), contado a partir de 4 de julho, e valor de R$ 459.973,64.

Neste ano a Prefeitura de Lages contratou financiamento do Finisa no valor de R$ 35 milhões, para obras de infraestrutura urbana, contemplando projetos prioritários em vários bairros de Lages, a exemplo da pavimentação desta via de grande movimentação, onde se localizam a Unidade de Saúde e o CRAS do bairro Tributo.

“Esta rua do Tributo é uma das cinco vias urbanas com projetos de pavimentação já licitados antes mesmo da assinatura do contrato com o Finisa”, disse o prefeito Antonio Ceron, esclarecendo sobre o porquê do início do pacote de obras pela rua Pe. Ludovico Kuck.

“A Prefeitura irá licitar projetos até o equivalente a 50% do valor financiado do Finisa, via Caixa Econômica Federal. A outra metade do financiamento será utilizada para obras realizadas com maquinário e mão de obra própria da Prefeitura. Isso irá agilizar a execução das obras e otimizar os investimentos em pavimentação”, afirmou o prefeito.

“Lages vive hoje momento excepcional e só não vê quem não quer. Ao longo do biênio 2017-2018 foram pavimentadas cerca de 50 ruas. O nosso compromisso com a comunidade está sendo cumprido: enxugar a máquina pública e investir a economia em obras de pavimentação de vias públicas. Quando assumimos a Prefeitura, diminuímos de 400 para 298 o número de servidores comissionados”, disse Ceron.

Reivindicação da comunidade atendida

A presidente da Associação de Moradores do bairro Tributo, Bernardete Xavier, agradeceu o empenho da equipe técnico-gerencial da prefeitura em priorizar a rua Pe. Ludovico Kuck.

“Há 37 anos a comunidade reivindica esta obra. O projeto já havia sido, há alguns anos, licitado, porém a obra não saia do papel. Agora é com alegria que aqui estamos presenciando e participando da assinatura da ordem de serviço”, expressou o vereador João Chagas, ex-presidente da Associação de Moradores do bairro.

Texto: Iran Rosa de Moraes - Fotos: Greik Pacheco