No intuito de visitar a estrutura montada e conhecer de perto a rotina de quem trabalha incessantemente para levar um pouco de conforto aos mais necessitados, o prefeito Antonio Ceron foi até o Abrigo Temporário de Inverno na tarde desta segunda-feira (8 de julho). O Abrigo é mantido pela prefeitura, através da Defesa Civil e Secretaria da Assistência Social e Habitação, e está localizado na avenida Papa João XXIII, bairro Petrópolis, na antiga Mitra Diocesana.

Neste ano o serviço será disponibilizado até início de outubro, quando as temperaturas voltarem a subir. No local, as pessoas que se encontram em situação de rua permanecem das 18h às 8h e recebem duas a três refeições, sendo o jantar e o café da manhã. Em casos de frio extremo, a estrutura funciona também nos finais de semana. Aproximadamente 55 pessoas procuram o serviço todas as noites, sendo a maioria homens, com uma média de apenas cinco mulheres.

A equipe é composta por uma coordenadora, uma assistente social, dois cuidadores e quatro cuidadoras, duas cozinheiras, duas auxiliares de serviços gerais, dois motoristas e quatro vigilantes. “Quero agradecer pelo trabalho destes servidores que se dedicam aos nossos irmãos que precisam de apoio neste momento. Não estamos aqui para julgar de que forma eles foram parar nas ruas, mas sim para ajudar”, comenta o prefeito Ceron.

A estrutura física do prédio conta com uma área aproximada de 470 metros quadrados, sendo composta de um hall de entrada, um refeitório, uma cozinha, uma área de serviço, três depósitos, 18 quartos, dez banheiros, uma sala de estar com lareira e uma sala de atendimento da equipe técnica (assistente social). O alojamento temporário conta com área para repouso e restabelecimento pessoal, com condições de salubridade; instalações sanitárias para banho e higiene pessoal, com privacidade individual; espaço para realização de refeições, e espaço para estar e convívio. Os quartos são separados em duas alas, feminina e masculina.

Estão sendo disponibilizados alimentos, artigos de higiene, cobertores/mantas, colchões com estrado, refeições, móveis de sala e cozinha. Neste período, a equipe conta com alguns parceiros da própria comunidade, que auxiliam com a doação de roupas, alimentos e materiais de higiene.

Texto: Aline Tives - Fotos: Toninho Vieira