A estudante de medicina veterinária, Bruna Bergamaschi Mendes, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, está entre os 12 vencedores de um programa mundial de bolsas de estudos, com prêmio de mil euros por aluno para participação no Congresso Mundial de Buiatria, que acontecerá na Espanha.


Bruna é a única estudante selecionada na América do Sul e foi escolhida entre 454 inscritos do mundo todo. Além dos mil euros para deslocamento, ela ganhará hospedagem e inscrição no evento. O congresso acontecerá de 27 de setembro a 1º de outubro de 2020, em Madrid.

O prêmio é oferecido pelo Programa de Bolsa de Estudos para Estudantes Veterinários 2019-2020 (BVDzero), da segunda maior companhia de saúde animal do mundo, a alemã Boehringer Ingelheim Saúde Animal.

A seleção consistiu em envio de carta de apresentação, histórico acadêmico e currículo. E foi, justamente, o currículo da acadêmica que pode ter feito a diferença. A estudante da sétima fase acumula nove resumos publicados, dois artigos em fase de submissão, dois anos de iniciação científica e um estágio de dois meses na Alemanha, na área de clínica de ruminantes. "Sou proativa. Sempre me envolvo muito nas coisas", afirma.

A expectativa de Bruna em relação ao congresso é adquirir conhecimento de ponta na área, apresentar trabalhos do grupo de pesquisa do qual faz parte, ampliar a rede de relacionamento e enriquecer o currículo. "Isso só me trouxe motivação para buscar sempre mais", completa ela.

 

Informações: Assessoria de Comunicação da Udesc Lages