O Programa Lages Melhor é uma ação da Prefeitura de Lages que leva arte e cultura aos bairros da cidade de forma gratuita através da Fundação Cultural de Lages. Uma das atividades mais procuradas são as aulas de musicalização através da Orquestra Soprano da Escola Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Santa Catarina.

O auditório Mário Augusto de Sousa na sede da Fundação Cultural de Lages (FCL) já há alguns anos é o local de ensaios para mais de sessenta crianças, estudantes da rede municipal de ensino de Lages que participarão do Coro Infantil do Festival Internacional Música na Serra em uma apresentação no Teatro Municipal Marajoara no dia 25 deste mês a partir das 20 horas.

São 43 estudantes com idades entre 8 e 18 anos e que fazem parte da Orquestra Soprano da EMEB Nossa Senhora dos Prazeres. Eles deixaram os instrumentos na escola e agora praticam o canto com a professora e maestrina Regina Kinjo. Para o instrutor da Orquestra Soprano, André Medeiros, a participação dos pequenos músicos não se atém somente a fazer parte da programação do Festival. “Há a acessibilidade ao ensino da música, e a oportunidade de aprender com profissionais como a Regina soma-se ao desejo dos alunos de conhecer outras possibilidades. Esse choque cultural é importante e nos ajuda a explorar ainda mais o mundo da música”.  

Texto e fotos: Fabrício Furtado