Nestas quinta e sexta-feiras (25 e 26 de julho), dois últimos dias de recesso escolar, acontecerá a 14ª edição do Congresso de Educação do Município de Lages, no Centro Serra Convention Center, com a participação de aproximadamente 1.200 profissionais da educação.

O Congresso, que traz como tema “O protagonismo do professor: implicações da docência para os desafios atuais da educação” é uma realização da Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Educação. As discussões darão sequência à abordagem da abertura do ano letivo “eu escolhi ser professor, escolhi transformar”, que vem sendo trabalhada ao longo do ano nos encontros de Educação Permanente e eventos pedagógicos oferecidos pela Secretaria.

Neste ano, os professores de Lages e região da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), atuantes nas redes públicas municipais e estaduais, bem como da rede privada de ensino, inscritos no evento, receberão a tão esperada conferência do palestrante, escritor e psicólogo, Rossandro Klinjey. A palestra será realizada na abertura do XIV Congresso de Educação, no dia 25 de julho. Além das palestrantes Débora Garofalo e Clarisse Leal que encerrarão o evento em grande estilo, na sexta-feira, dia 26.

Além das grandes palestras, este ano será lançado o I Seminário dos Anos Iniciais, além dos já veteranos, II Seminário da Educação do Campo, II Seminário da Educação Especial e III Seminário da Educação Infantil. Tais eventos acontecerão paralelamente ao Congresso de Educação. Duas mesas redondas e 28 Grupos de Trabalhos - GT’s - movimentarão os professores durante a tarde de quinta-feira e manhã de sexta-feira. A maioria das atividades ocorrerá na instituição parceira Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac, o que facilita a locomoção dos participantes.

Outra novidade para esta edição do evento serão os Grupos de Trabalho para cozinheiras, merendeiras e auxiliares de serviços gerais. “Existe uma procura muito grande por aperfeiçoamento nesta área, pensando nisso, este ano realizamos um Encontro de Capacitação com esses profissionais, que foi um sucesso! Por isso, pensamos em criar Grupos de Trabalho no Congresso de Educação para atender a essa demanda”, conta a Secretária da Educação, Ivana Michaltchuk.

Inscrições

A Secretaria da Educação alcançou um número significativo de inscrições, totalizando aproximadamente 1.200 profissionais que participarão das conferências de abertura e encerramento, assim como as atividades de formação continuada que ocorrem em paralelo ao XIV Congresso de Educação. “Nós estamos ansiosos para receber os profissionais da educação que estarão conosco buscando ainda mais conhecimento por meio das conferências e atividades propostas! Ficamos felizes com o número de inscrições desta 14º edição e acreditamos que o evento será um sucesso”, afirma a Secretária.

Nos três primeiros dias das inscrições, já havia sete Grupos de Trabalho com vagas esgotadas. A procura pelas oficinas foi ainda maior nesta edição, pois ao término do período de inscrições, a Secretaria da Educação contabilizou 28 GT’s fechados.

As inscrições para o XIV Congresso de Educação do Município de Lages, assim como os Grupos de Trabalho, Mesas Redondas e Seminários, aconteceram no período de 24 de junho a 16 de julho, por meio do site da educação, no valor de R$40,00.

Durante todo o período de inscrições, a Secretaria da Educação disponibilizou um tutor para orientar os profissionais que desejavam inscrever-se. O prazo para inscrições foi prorrogado até 19 de julho.

O Sindicato Municipal dos Profissionais em Educação de Lages – Simproel e o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Públicos de Lages – Sindserv, também são parceiros do evento, e disponibilizou um vale que poderia ser usado para o pagamento da inscrição. 

Texto: Karol Kitabayashi - Arte: Divulgação