Nova ala do HTR e obras do Governo de SC na região

Até quando a população da Serra Catarinense e Meio Oeste de Santa Catarina precisarão esperar pelo início de funcionamento da nova ala do Hospital Tereza Ramos? A estrutura está lá, pronta, novinha em folha. São oito andares, completamente equipados, um investimento até agora de R$ 115 milhões. E tudo sem operação. Até quando? Na inauguração da UPA de Lages, evento ocorrido há poucos dias, o ex-governador Raimundo Colombo e a deputada federal Carmen Zanotto levantaram a questão. E pediram união de todos em torno do assunto. Já era ora.

Outra obra da região que aguarda por uso – há mais de 20 anos – e que tem-se tornado uma legítima novela mexicana – é o aeroporto regional de Correia Pinto. Quando finalmente aquela estrutura receberá os primeiros voos? Quando será utilizada em benefício da população e da economia da região?

Essas e outras questões fazem parte da reportagem de capa desta edição – que mostra como andam as obras de infraestrutura do Governo do Estado na região. A repórter Silviane Brum se debruçou sobre o assunto. E nos trouxe informações do andamento – ou da falta de ações – em cada uma delas. Leia e fique bem informado.

A entrevista do mês é com o reitor da Uniplac, Professor Kaio Henrique do Amarante. Ele fala do atual momento vivido por aquela instituição, que há poucos dias completou seus 60 anos de fundação. Amarante aborda os desafios presentes e futuros da Uniplac, os pontos fortes da instituição e que representou até hoje em termos de importância para o desenvolvimento social, econômico e cultural da Serra Catarinense.

Nos dias mais frios deste inverno, os moradores de rua de Lages têm um lugar quentinho e especial para se abrigarem do tempo. É o abrigo temporário, que funciona no antigo seminário diocesano de Lages, um lugar onde as pessoas podem pernoitar, tomar banho, se alimentar e conviver como se estivessem em família.

No dia 15 de agosto Lages comemora o dia de sua padroeira, Nossa Senhora dos Prazeres das Lagens. Conheça um pouco mais a história desta devoção. E o que essa santa representa aqui e em outros lugares para o fortalecimento da fé e da devoção religiosa de tanta gente.

Conheça um pouco mais sobre o projeto Fábrica de Gaiteiros, uma escola de gaita ponto onde crianças e adolescentes aprendem a arte da música e de como manejar este instrumento tão bonito e peculiar. A Fábrica de Gaiteiros de Lages é uma espécie de sucursal da matriz, que funciona no Rio Grande do Sul, uma criação do músico gaúcho Renato Borghetti.

No espaço Empreender, vamos conhecer um pouco mais da história do jovem empreendedor Andrey Schmitt Damas, que com apenas 25 anos de idade já está à frente de 10 polos da Unicesumar em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Tudo isso e muito mais aqui na Revista Visão, que mais uma vez foi feita com muito amor, dedicação, respeito e carinho a todos vocês.

Equipe da Revista Visão