Novos 72 trabalhadores estarão aptos a atuar em seus ofícios com aperfeiçoamento de habilidades, ou para mudar de ramo ou, ainda, apostar na abertura de um negócio próprio, realizando um sonho mantido e guardado até agora. Na noite desta quinta-feira (8 de agosto) estes alunos de cursos do Programa Qualifica Mais Lages, no polo do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres, bairro Santa Catarina, receberão seus certificados das funções de maquiador (a), manicure, cabeleireiro (a), barbeiro (a), depilador (a), atendente comercial e marketing digital. As aulas tiveram início em 3 de junho com encerramento em 1º de agosto. No total, os sete tipos de capacitações somaram, juntos, 132 horas/aula.

Novos treinamentos

Os novos cursos a serem ofertados para a população no polo do Caic do Santa Catarina, com 20 vagas cada um, são o básico de Recursos Humanos (RH), básico de vendas, massagem modeladora, cabeleireiro, manicure e depilação, em cerca de 130 horas/aula contabilizados todos. Estas profissionalizações têm ampla procura constantemente e são profissões com aptidões procuradas no mercado de trabalho em razão da tendência atual nos salões de beleza, com público crescente e bem difundido entre mulheres e homens. Com exceção dos cursos do segmento de estética, em que o estudante custeia os materiais das aulas práticas, os demais são totalmente gratuitos. Os instrutores são empresários e/ou autônomos voluntários.

As matrículas começarão na segunda-feira (12 de agosto) e devem ser feitas na própria escola, situada na avenida Doutor Aujor Luz. A idade mínima para participar das aulas na área administrativa é de 16 anos, e 18 para os cursos voltados à estética. Em ambos os casos é indispensável apresentar Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. A definição da data de início das aulas depende do fechamento das turmas, provavelmente os encontros serão realizados a partir do dia 26 deste mês, de segunda a sexta-feira, distribuídas as aulas nos três períodos (matutino, vespertino e noturno), em cada qualificação.

Ensino a Distância

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), será aberto gratuitamente o curso de operador de caixa e vendas, na modalidade Ensino a Distância (EAD), com 50 vagas abertas para cada tipo de profissionalização de mão de obra. São 160 horas/aula em cada qualificação.

De segunda-feira (12) em diante é possível apanhar o encaminhamento junto à sede administrativa do Programa Qualifica Melhor Lages ou no Caic do bairro Santa Catarina para então ser direcionado ao Senac, na avenida Dom Pedro II, e fazer a matrícula efetivamente. Para participar é preciso ter a partir de 18 anos e exibir carteira de identidade, CPF e comprovante de residência no ato de atendimento nos dois locais.

O Programa está no andar superior da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, na rua Sebastião Furtado, nº: 81, Centro, a uma quadra da Policlínica Municipal. Contatos: 3224-0600/3224-0700. “As aulas em EAD podem feitas em qualquer lugar que tenha um computador disponível. Entretanto, o Senac vai abrir o espaço para os alunos que não têm acesso à Internet”, salienta um dos coordenadores do Qualifica Mais Lages, Marcelo Lima.

Texto: Daniele Mendes de Melo - Arte: Carlos Alberto Arruda Junior