Em menos de uma hora de divulgação estavam esgotadas as 20 vagas anunciadas no dia 13 de agosto para o curso básico gratuito de operações aeroportuárias oferecido pela empresa Infracea Controle do Espaço Aéreo, Aeroportos e Capacitação Ltda. com parceria do Programa Qualifica Melhor Lages, da Prefeitura, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo. Este é o primeiro curso gratuito de operações aeroportuárias aberto ao público de Santa Catarina, pois geralmente as terceirizadas são contratadas para público-alvo fechado.

Diante da repercussão do interesse da população de Lages foi decidido pela abertura de uma segunda turma com mais 20 vagas. O período de inscrições inicia nesta terça-feira (20 de agosto) e encerrará assim que as 20 oportunidades sejam preenchidas. As matrículas podem ser efetuadas presencialmente, na sede do Qualifica Melhor Lages, de segunda a sexta-feira, entre 13h e 19h (rua Sebastião Furtado, nº 81, Centro, esquina com a rua Benjamin Constant, a uma quadra da Policlínica Municipal), ou por telefone: 3224-0600/3224-0700. Em ambos os casos é necessário apresentar nome completo, número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço e número de telefone.

O curso será ministrado pelo gestor do Aeroporto, pela Infracea, Luis Augusto Brunelli Jung, e o supervisor do Aeroporto, Rafael de Souza Lemos. “Serão ensinados os conceitos aeroportuários principais básicos, tipos de serviço realizados em aeroportos no Brasil, funções de fiscal de pátio, agente de aeroporto e despachante, operações de rampa e familiarização do trabalho para quem nunca trabalhou com este segmento da aviação na vida”, resume Luis Augusto Brunelli Jung. Existem outros treinamentos complementares para esta qualificação básica de operações, por exemplo, companhias aéreas com treinamento de uma semana, como a própria Azul Linhas Aéreas Brasileiras, pela Universidade da Azul Linhas Aéreas (UniAzul), em São Paulo. Os profissionais de rampa também têm treinamento específico para a função de operador de trator pushback (procedimento pelo qual um avião é rebocado desde a porta de embarque, até a taxiway).

As aulas teóricas desta segunda turma estão marcadas para começar no dia 9 de setembro, das 18h às 21h, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, e se prolongarão até 14 de setembro (sábado), quando acontecerá a aula prática no Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo. Ao todo, uma carga de 20 horas/aula de curso. Os formados receberão certificado. “Resolvemos formar a segunda turma com oportunidade de qualificação para mais 20 pessoas em razão do sucesso da procura por parte de pessoas que se sentiram atraídas pela carreira na aviação”, pontua o coordenador do Programa Qualifica Melhor Lages, Marcelo Lima. A primeira turma terá capacitação teórica e treinamento prático executados em aulas no período de 2 a 7 de setembro.

O currículo da Infracea

A Infracea possui o curso básico de 20 horas/aula, o intermediário com 40 horas/aula (operações) e o avançado (nível de gestão e coordenação de aeroportos), com 80 horas/aula. A empresa gestora do Aeroporto Federal tem a intenção de futuramente trazer as modalidades média e avançada para Lages. Atualmente a Infracea está com qualificação da categoria avançada em andamento em Maricá, Rio de Janeiro.

Com extensa experiência na área, a Infracea é responsável pela administração dos aeroportos de Lages, Mossoró (RN), Paracatu (MG) e Guanambi (BA), este último com contrato assinado nesta segunda-feira (19 de agosto). A Infracea é responsável também por algumas pequenas operações, pela operação de fiscal de pátio em Passo Fundo (RS) e pela operação de Agente de Proteção de Aviação Civil (Apac) em Santo Ângelo (RS).

Texto: Daniele Mendes de Melo - Arte: Carlos Alberto Arruda Junior