A convite da Amures e do Sebrae, estivemos nesta quarta-feira (21 de agosto)  em Bom Retiro, no Hotel Curucaca. Lá, com a presença de diversas autoridades e players do segmento turístico e gastronômico, foi lançada oficialmente a 4ª edição da Fenatruta, evento que se realiza nas cidades de Bom Retiro e Urubici no período de 23 de agosto a 29 de setembro. 

Marcaram presença no evento os prefeitos das duas cidades, Antônio Zilli, de Urubici e Vilmar Neckel, de Bom Retiro, que também é o presidente da Amures.

Além deles, estiveram lá  o Coordenador Regional do SEBRAE de Lages, Altenir Agustini, a turismóloga Ana Vieira, da Amures, o Secretário Executivo da Amures, Walter Manfrói, o deputado estadual Marcius Machado, o presidente da Pouserra (Associação das Pousadas e Hotéis de Urubici), Antônio de Pádua, representante da Epagri de São Joaquim, Marcon Francisco Couto, a proprietária e anfitriã do evento, empresária Silvana Kruger, além da imprensa de Lages, Serra Catarinense e de Florianópolis e proprietários de 19 estabelecimentos gastronômicos participantes da Fenatruta, sem contar com várias vinícolas que aproveitaram o evento para demonstrar seus produtos. 

Durante o lançamento, foram servidos pratos dos 19 estabelecimentos participantes da Fenatruta, além de vinhos e espumantes produzidos na Serra Catarinense. 

A Fenatruta é um evento que congrega duas cidades. Mas, como haverá também participação de vinícolas, na verdade é um festival que reúne e movimenta todo o trade do turismo, inclusive hotéis, pousadas e empresas de turismo receptivo. 

Nos diversos pronunciamentos, durante o evento, foi destacado várias vezes que aos poucos, com profissionalismo, união de esforços e parcerias, a Serra Catarinense está conquistando o seu espaço no que tange a ser um endereço turístico conhecido, apreciado e cada vez mais visitado. 

Foi destacado várias vezes que os diversos players que trabalham e atuam no setor precisam se unir, promover eventos conjuntos e se fortalecer para que o segmento cresça como um todo. 

O local onde foi realizado o evento de hoje, o Hotel Curucaca, é um empreendimento bastante rústico, construído com o uso de madeira nativa (pinheiro araucária), além de ter cobertura viva (telhado de grama) e estar localizado num verdadeiro paraíso, com muito verde e bela vista para matas nativas. 

Texto e fotos: Loreno Siega - Revista Visão