Com o painel de debate comandando por Rui Alvacir Netto, Naianne Hoffmann e Natal João Magnanti, a V Conferência Intermunicipal de Segurança Alimentar e Nutricional, de abrangência regional incluindo Lages e os demais municípios da região serrana, será promovida em Lages na próxima terça-feira (27 de agosto), a partir das 8h, no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). O tema central desta edição será “Vozes, Direitos e Fome”, e o lema “Luta para Garantia da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional”.

Os municípios integrantes da Conferência são Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.lages.sc.gov.br.

A programação começa às 8h com o credenciamento; sequência com abertura e regimento interno às 8h30; painel de debate às 9h; Café da Sociobiodiversidade - Projeto Consumidores e Agricultores em Rede às 10h; trabalho dos eixos às 10h20; intervalo para almoço ao meio-dia; plenária às 13h30; eleição dos delegados para a Conferência Estadual às 15h30, e para as 17h está marcado o encerramento com Café da Partilha. Durante o evento serão realizadas a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária e distribuição de mudas.

Os quatro eixos da Conferência consistem em Vozes, Direitos e Fome: Avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública; Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, e Avaliação entre as propostas da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CESAN) e o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (PESAN): Avanços, desafios e prioridades. Estão envolvidos no evento o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de Santa Catarina e de Lages, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Centro Vianei de Educação Popular, Uniplac, Prefeitura de Lages (Secretaria da Assistência Social e Habitação) e Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, Meio Ambiente, Atenção à Sanidade dos Produtos de Origem Agropecuária e Segurança Alimentar (Cisama).

A V Conferência Intermunicipal é convocada pelo Decreto Municipal nº: 17.645, de 15 de julho de 2019. Em seu artigo nº: 1, o Decreto aborda o propósito de ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção de soberania alimentar, garantindo a todos o direito à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano de Segurança Alimentar e Nutricional.

Texto: Daniele Mendes de Melo - Fotos: Toninho Vieira e Divulgação