Depois de uma longa espera, de aproximadamente 20 anos, a comunidade do bairro Centenário finalmente recebeu o Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Moranguinho totalmente revitalizado. A inauguração das obras foi realizada nesta quarta-feira (28 de agosto), com a presença do prefeito Antonio Ceron, da secretária da Educação, Ivana Michaltchuck e da comunidade escolar, com diretores, pais, alunos e professores.

Foram investidos aproximadamente R$ 132 mil com recursos próprios da municipalidade. As obras de revitalização foram concluídas pela empresa Balmar Construções, contemplando a troca do telhado, serviço de pintura, troca de equipamentos elétricos e hidráulicos, revestimento de piso cerâmico, pavimentação externa, parque recreativo e reforma dos banheiros. “O espaço estava extremamente precário, sem condições nenhuma de abrigar crianças. Entregamos a revitalização deste espaço com grande alegria. Entendemos que além de um ensino de qualidade, também precisamos oferecer uma estrutura adequada aos nossos pequenos”, disse a secretária Ivana.

O prefeito Antonio Ceron destaca que a região Sul da cidade, em especial o bairro Centenário, vem recebendo atenção especial da administração municipal. Outras obras importantes estão sendo encaminhadas, como o Centro Dia do Idoso, que será inaugurado em breve, além do asfaltamento das ruas Eleutério da Silva Furtado e Frei Nicodemos, que estão com a licitação sendo encaminhadas e revitalização do ginásio de esportes. “Estamos investindo cerca de 20% a mais do que seria o obrigatório nas áreas da saúde e educação, que são nossas prioridades”, afirmou.

O Ceim Moranguinho conta com 68 alunos, de zero a cinco anos completos, matriculados em período integral. Enquanto a unidade passava por reforma, as crianças estavam sendo atendidas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro, e aguardam ansiosas por voltarem ao espaço, desta vez totalmente revitalizado. “Foi emocionante ver o brilho nos olhos destas crianças ao voltarem à escola e se depararem com um espaço novo e muito mais bonito. É para elas que não medimos esforços para que a educação seja realmente de qualidade”, contou a secretária Ivana.

A diretora, Priscila Gomes, ressalta a importância da obra para a comunidade.  “Esta é uma espera de cerca de 20 anos. Tínhamos muitos transtornos, mas o pior deles era as goteiras cada vez que chovia. Estamos muito felizes pela reforma e os pais mais ainda. Agradecemos ao prefeito pela sensibilidade, pois dentre tantas outras necessidades dentro do Município, atendeu prontamente às urgências da nossa unidade de ensino. Hoje nosso sonho se torna realidade, e com este novo ambiente nos é devolvida a dignidade”, comentou a diretora, Priscila Gomes.

Texto: Aline Tives - Fotos: Toninho Vieira e Greik Pacheco