O sistema Amures, formado pelo Consórcios Intermunicipal de Saúde – Cis-Amures, Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama e Conselho de Turismo da Serra Catarinense – Conserra, homenageou na noite desta quinta-feira (29/08), 34 iniciativas entre projetos e programas públicos, privados e personalidades. O evento no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac, reuniu mais de 200 pessoas.

Alusivo aos 51 anos de fundação da Amures, 23 anos do Cis-Amures e 10 anos de atuação do Cisama, foram premiados com troféu de Boas Práticas, 18 iniciativas entre públicas e privadas, cinco específicas da área da saúde e dez ex-presidentes do Cisama, além da deputada federal Carmen Zanotto.

O presidente em exercício da Amures, prefeito de Bocaina do Sul Luiz Carlos Schmuler, se solidarizou em seu discurso com o prefeito de Bom Retiro Vilmar Neckel, afastado da prefeitura por ordem judicial. E destacou a importância da associação de municípios e dos consórcios para o desenvolvimento de ações focadas na economicidade e na eficiência da aplicação de recursos.

Na mesma linha, o presidente do Cis-Amures, prefeito de Rio Rufino Thiago Costa e o presidente do Cisama, prefeito de Urupema Evandro Frigo Pereira, se uniram em defesa do prefeito de Bom Retiro e realçaram a importância da Amures e das entidades que a constituem. Para a deputada federal Carmen Zanotto, a homenagem que recebeu demonstra a sintonia de seu trabalho com os prefeitos.

“Há uma grande diferença entre o repasse para um município e através de consórcio. Por isso que 90% das minhas emendas são repassadas via consórcios, porque atende à demanda do coletivo dos municípios e promove a economia de escala”, declarou a deputada. Ela anunciou que, uma nova emenda de R$ 2 milhões de sua cota parte foi cadastrada esta semana para atender os municípios via consórcios.

O evento do sistema Amures contou também, com a presença dos deputados estaduais Ismael dos Santos, Marcius Machado e Nilson Berlanda. Um vídeo mostrando a atuação das entidades foi apresentado e o grande momento foram as homenagens às Ações de Boas Práticas. De acordo com o secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, a intenção é instituir as Boas Práticas no calendário de eventos do Sistema Amures.

“Queremos com isso, identificar, reconhecer, estimular ações inovadoras. Aquelas que entendemos como algo formado por um conjunto de práticas e procedimentos que consolidam avanços no processo econômico e na implementação de políticas públicas voltadas aos interesses sociais”, adiantou Manfroi.

Outro grande momento da solenidade foi a apresentação do rótulo de número um milhão e meio, que marca a atuação forte do Cisama nesses dez anos da entidade. O Cisama tem hoje, 68 agroindústrias cadastradas e juntas respondem por 651 diferentes tipos de produtos processados, sendo responsável pela manutenção de centenas de famílias. 

Oneris Lopes - Assess. de  Imprensa da Amures