No dia 23 de junho de 2019, Lages via uma equipe local ganhar o mundo. Terra destacada pela trajetória política de nomes como Nereu Ramos, único catarinense presidente da República, a cidade dos “bois de botas” se rendia a um time de futsal feminino em um ginásio Jones Minosso completamente lotado, além de milhares de pessoas ao longo do país que acompanhavam o jogo nas transmissões de rádios e TV’s.

Com contornos dignos das grandes decisões do esporte, o jogo foi para prorrogação, onde brilhou a estrela da melhor jogadora do mundo: Amandinha Lyssa, líder de uma constelação de craques que desfilam seu talento em quadras lageanas. O resultado foi o esperado por quase 160 mil locais: Leoas da Serra campeã mundial de futsal.

Dois meses depois, mais um reconhecimento veio a estas atletas de elite do esporte mundial. O Poder Legislativo Lageano promoveu nesta quarta-feira (28) uma sessão solene em homenagem à conquista. A proponente é a única vereadora da Câmara de Lages: Aida Hoffer (PSD). Licenciada por um período de 45 dias, Aida foi representada na solenidade pelo edil Jean Pierre Ezequiel (PSD), que fez questão de transmitir os votos da vereadora de que as Leoas podem contar sempre com ela e com esta Casa Legislativa.

Para Jean, os títulos conquistados por elas representam mais do que troféus, refletindo o esforço e a garra de todos os lageanos e o carinho que a cidade tem para com estas mulheres. O vereador também destaca que as Leoas oxigenam o esporte não só em Lages, mas em todo o país, principalmente pelo fato de que os resultados vão além das quadras. “É a esperança, esse é o verdadeiro troféu que elas trazem para Lages e para as mais de 400 meninas que participam do projeto social “Escola das Leoas”, espalhado em dez polos pelos bairros da cidade. Crianças que enxergam no esporte e em vocês a esperança de um futuro melhor. Obrigado em nomes de todos os lageanos e lageanas por nos representar tão bem”, disse Jean Pierre.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa da Câmara de Lages