Em reunião do Fórum Parlamentar Catarinense nesta quarta-feira, 4, em Brasília, com o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania/SC) enfatizou a importância da abertura de leitos de UTI e internamentos do Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos.

“Reforçamos, mais uma vez, a importância da realização de uma audiência conjunta com o Secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, para encontrarmos uma solução. Já fizemos esse pedido em ofícios anteriores. O Estado precisa encontrar uma alternativa para a abertura gradual da nova ala. O que não podemos é ter pacientes precisando de internamento na emergência do Nossa Senhora dos Prazeres, no Pronto Atendimento e nós termos uma estrutura desta fechada”, salienta a Carmen Zanotto.

A parlamentar voltou a falar que a falta de leitos está impedindo a realização das cirurgias cardíacas. "Muitas pessoas estão na fila de espera aguardando o procedimento, temos o credenciamento, mas sem leitos de UTI disponíveis, as cirurgias não podem ser realizadas". Carmen também destacou que o pleito é subescrito por lideranças políticas da Serra e representantes da sociedade civil catarinense.

Ao coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Peninha, a parlamentar também solicitou a inclusão na agenda do Fórum, com a máxima urgência, da discussão com referência as Habilitações dos Serviços de Saúde e o Teto Financeiro do Estado. “Santa Catarina comprovou que teve um teto financeiro estourado, parte desses recursos foram recuperados, mas ainda existe um crédito”, finaliza. 

Foto: Divulgação - Gabinete Carmen Zanotto