Depressão é uma doença triste e silenciosa

Vista preconceituosamente como “frescura” por muitos, a depressão é uma doença grave, que afeta cerca de 300 milhões de pessoas pelo mundo afora, inclusive no Brasil. Cada vez mais, pela velocidade excessiva das mudanças que somos obrigados a enfrentar no mundo, pela competitividade acirrada, excesso de informações e compromissos, nossa mente acaba entrando em “curto circuito”. E quando a gente menos espera, lá está ela, a depressão, que nos tira o gosto pela vida, a vontade de lutar, crescer e enfrentar novos desafios. Reportagem desta edição aborda o assunto. A boa notícia é que a depressão tem cura. E pode inclusive nos ajudar a ter uma nova postura diante da vida depois dela.

No mês de agosto, Lages finalmente inaugurou as obras do Complexo do bairro Araucária. Trata-se do sistema de coleta e tratamento do esgoto urbano de 10 diferentes bairros, beneficiando diretamente cerca de 25 mil lageanos, uma obra que demorou 7 anos para ser concluída e que consumiu R$ 30 milhões (R$ 25 milhões do Governo Federal). Com esta nova obra, agora o município já conta com 50% de todo o seu esgoto devidamente tratado.

O entrevistado desta edição é o titular da Secretaria Municipal de Águas e Esgoto de Lages, Semasa, Jurandi Agustini. Ele fala dos desafios de estar à frente de um órgão tão sensível do município, especialmente no verão, quando o consumo de água  aumenta muito e pode faltar na torneira da sua casa. Ele também fala das obras de saneamento básico em andamento, além de futuros projetos para a cidade.

Assim como aconteceu com o Festival Gastronômico de Lages, que foi um sucesso, as cidades de Urubici e Bom Retiro se uniram em torno da 4ª Fenatruta, Festival Nacional da Truta. Até o final de setembro, 19 endereços gastronômicos destas duas cidades vão oferecer pratos especiais à base deste peixe típico de água doce, gelada e límpida, um dos símbolos da sustentabilidade e do nosso clima.

No começo de agosto, Lages sediou o Web Summit, maior evento de tecnologia do mundo, que no Brasil neste ano foi realizado em nove diferentes cidades. E Lages foi a única destas cidades do interior a receber o evento, realizado no Órion Parque.

Quem está na faixa dos 40 anos, na Serra Catarinense, deve lembrar com saudade do antigo 900 Executivo, um bar temático que marcou época no final dos anos 90. No dia 13 de setembro, a pedido de muitos saudosistas, o antigo proprietário daquele bar realiza no Clube Caça e Tiro o evento “900 Executivo – a Festa”. Grupo especial criado no Facebook sobre o evento reúne mais de 4 mil pessoas. E será memorável.

Já imaginou um caminhão movido com Gás Natural Veicular (GNV)? A Americanoil não só imaginou. Como já dispõe de um desses caminhões, que funciona concomitantemente com GNV e óleo diesel, de forma híbrida, gerando mais economia e principalmente contribuindo para reduzir a poluição ambiental.

E o que dizer da nova Ford Ranger 2020? No dia 24 de agosto a Autoplus Concessionária Ford apresentou a nova camionete pick-up Ranger 2020 a seus aficionados consumidores e clientes. E eles ficaram extremamente satisfeitos após realizarem o test drive e participar de um belíssimo evento.

A Visão, mais uma vez, está recheada de boas matérias, opiniões, imagens, publicidade e notícias. Obrigado por estarem com a gente.

Equipe da Revista Visão