O Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense, o FICASC, que ocorre nesta semana em Lages, Urubici e São Joaquim, com exibição de  37 filmes voltados para a questão ambiental, terá sua abertura oficial na quarta-feira, 11 de setembro, a partir das 19h no Centro Cultural Vidal Ramos (Colégio Rosa- Sesc).

A produtora executiva do Ficasc, Mônica Becker Millon, informa: “Na abertura, além da fala das autoridades, teremos a exibição do curta Black Mambas, e a projeção de fotografias de diferentes profissionais brasileiros na área externa do Colégio Rosa, vale a pena conferir”.

Ela informa que a conselheira da Embaixada da Noruega, Camilla Høgberg-Hoe, é uma das autoridades  confirmadas para a abertura. A ministra fará uma visita à Escola Mutirão na manhã da quinta-feira. Foram convidados, os prefeitos dos municípios que sediarão o festival, representantes de organismos ligados ao Meio Ambiente e Turismo, e o  diretor geral da Spectrum/TGS, sr João Carlos Correia. A Spectrum/TGS é uma empresa  de origem norueguesa que está patrocinando o Ficasc, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O coordenador de curadoria do festival, Cristovam Muniz, explica que o processo de curadoria do Ficasc demorou cerca de  quatro meses, período em que uma comissão assistiu mais de 150 filmes, e selecionou os 37 melhores e mais adequados à proposta do festival, representando 19 países. 

“O filme Black Mambas, premiado em mais de dez países, será exibido na abertura. É um curta-metragem, produção sul-africana e brasileira, que conta a história de 26 mulheres, responsáveis por proteger rinocerontes no Krueger Park, o maior parque de fauna protegida da África do Sul”, explica. Esta será a primeira vez que  Black Mambas é exibido no Brasil.  O curta também poderá ser visto na quinta, 12 de setembro às 14h no SESC Urubici, e no sábado, 14 de setembro, às 15h na Praça do Céu.

Serviço:

O que: Abertura do Ficasc

Quando: Quarta-feira, 11 de setembro

Onde: Centro Cultural Vidal Ramos – Sesc (Colégio Rosa)

 

Ateliê – Assessoria de Imprensa - Adriana Palumbo