Com a chegada do Setembro Amarelo e de novos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o suicídio, falar sobre saúde mental se torna cada vez mais necessário. 

Os números divulgados são assustadores. O suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos, perdendo apenas para acidentes de carro. Mais da metade das mortes por suicídio no mundo ocorrem com pessoas abaixo dos 45 anos. Segundo estimativas da OMS, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida anualmente. 79% dos casos ocorrem em países de baixa e média renda como o Brasil. No período de 2010 a 2016, a região das Américas foi a única a apresentar crescimento da taxa global de suicídios.

Há muitos motivos para preocupação, mas também há diversos para ter esperança. Iniciativas como a Vittude, plataforma que conecta psicólogos a pacientes em menos de um minuto, ajuda na prevenção contra o suicídio. São 3 mil psicólogos que ajudam 13 mil pessoas cadastradas na busca pelo autoconhecimento. Mesmo para quem não tem muito tempo, são oferecidas alternativas que facilitam o tratamento. A terapia online é uma das opções. Por meio dessa, é possível encaixar as consultas nos momentos mais oportunos sem a necessidade de deslocamento. Valorizando a qualidade dos atendimentos e sempre em contato direto com os psicólogos , a Vittude auxilia no encontro de apoio, de qualidade de vida e de prevenção contra transtornos mentais que podem levar ao suicídio. 

A cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida e por isso é tão importante disseminar o assunto e as ações de precaução para ajudar essas pessoas. 

 

Fonte: Pineapple Hub - Assessoria de Imprensa