Os cursos de operador de pá carregadeira, operador de escavadeira hidráulica e operador de retroescavadeira do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) terão novas turmas abertas em parceria com o Programa Qualifica Melhor Lages, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo/prefeitura. São 15 vagas para cada tipo de qualificação.

O valor total de cada um é de R$ 240, porém, em virtude da parceria entre as duas instituições, os alunos terão desconto de 50%, portanto, o investimento será de somente R$ 120. Ao concluir o treinamento, todos os participantes terão direito à certificação e estarão seguros nas aulas com o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

As matrículas já podem ser efetuadas e para ter acesso ao desconto é imprescindível comparecer à sede administrativa do Programa Qualifica Melhor Lages, entre segunda e sexta-feira, em horário entre 13h e 19h. Os documentos exigidos para a hora da inscrição são Carteira Nacional da Habilitação (CNH) categoria “B” (no mínimo) e comprovante de residência, além de se exigir ter a partir de 18 anos e possuir ensino fundamental completo. Para o curso de operador de pá carregadeira não precisa ter ensino fundamental completo.

No ato de atendimento no Qualifica Melhor, localizado na rua Sebastião Furtado, nº: 81, esquina com a Benjamin Constant, a uma quadra da Policlínica Municipal, os candidatos às vagas deverão levar os documentos mencionados e receberão uma carta de encaminhamento para comparecer ao Sest Senat e efetivar o pagamento. Vale lembrar que para ter acesso ao desconto especial pela metade, os interessados devem proceder neste passo a passo e se dirigir primeiramente ao Qualifica Melhor Lages.

Os estudantes irão se encontrar às sextas-feiras, sábados e domingos, das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 17h30min. O primeiro dia dos cursos será dedicado ao repasse da parte teórica na sede do Sest Senat, à margem da BR-282, em frente ao Lages Garden Shopping, e nos demais dias as aulas práticas serão ministradas em local a ser definido pela prefeitura, com máquina própria cedida pelo Município.

O de operador de pá carregadeira será o primeiro curso da lista a ter as aulas começadas, com total de 40 horas/aula, nos dias 4, 5, 6, 12 e 13 de outubro. O curso de operador de escavadeira hidráulica possuirá a carga de 40 horas/aula, com encontros entre os alunos nos dias 8, 9, 10, 16 e 17 de novembro. A terceira capacitação será de operador de retroescavadeira, com 24 horas/aula, distribuídas nos dias 6, 7 e 8 de dezembro.

Conteúdo programático

Para a capacitação de operador de pá carregadeira a ementa é formada pelos seguintes assuntos componentes curriculares: Movimentos de terra (terraplanagem), diferentes tipos de pá carregadeira, componentes básicos de pás carregadeiras, características do operador, atividades iniciais - planejamento e preparo do equipamento, atividades desenvolvidas com a utilização da pá carregadeira, conceitos operacionais associados, características técnicas e operacionais, seleção das caçambas e cuidados na operação, e conversão de unidades.

A capacitação de operador de escavadeira hidráulica é formada pelos tópicos de legislação de trânsito e Normas Regulamentadoras (NR), tipos de escavadeira hidráulica e componentes básicos, conceitos e características técnicas, atividades desenvolvidas e procedimentos em caso de emergência, e atividade prática. Por fim, o curso de operador de retroescavadeira integra-se dos seguintes temas: Escavação e movimentação de terra, classificação e exemplos de retroescavadeira, estrutura e sistemas, atividades iniciais - planejamento e preparo do equipamento, atividades desenvolvidas com utilização da retroescavadeira, e manutenção e segurança na operação.

Texto: Daniele Mendes de Melo - Artes: Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo