Quatro prefeitos e quatro consultores técnicos da região do Seridó, no Sebrae do Rio Grande do Norte chegaram a Amures na manhã desta terça-feira (17), para conhecer o sistema de inspeção dos produtos de origem agropecuária do Programa de Agroindústrias do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama.

O grupo foi recepcionado pelo presidente da Amures em exercício, prefeito de Bocaina do Sul Luiz Carlos Schmuler, presidente do Cisama, prefeito de Urupema Evandro Frigo Pereira, vice-prefeito de Lages Juliano Polese, secretário executivo da Amures Walter Manfroi e os gestores do Cisama Selênio Sartori e do Cis-Amures Nalú Júlio.

A comitiva norte-rio-grandense é comandada pelo prefeito Chilon Batista de Araújo Neto, do município de Timbaúba dos Batistas e presidente da Associação dos Municípios do Seridó. Integram o grupo, o prefeito de Jucurutu Valdir de Medeiros Azevedo, prefeita de São João do Sabugi, Lydice Araújo de Medeiros Brito e o prefeito de Carnaúba dos Dantas, Gilson Dantas, que preside o Consórcio de Saúde do Seridó Ocidental.

A analista da unidade de Políticas Públicas do Sebrae/RN, Cátia Lopes e as consultoras Nadjaluce Barros e Ivaneide Ferreira acompanham a missão. Segundo revelou Cátia Lopes, foi realizada uma pesquisa de âmbito nacional e o Cisama apareceu como o sistema de consórcio mais adequado para as demandas da Associação dos Municípios do Seridó.

“Viemos apreender com este modelo. Estamos surpresos com o serviço de inspeção e sanidade animal que vocês desenvolveram. Acho que estamos buscando as informações que precisamos, no lugar certo. Viemos beber na fonte onde está acontecendo com sucesso, o programa que buscamos”, avaliou Cátia Lopes.

Para o prefeito Chilon Batista de Araújo, a prática do Cisama será modelo para a região do Seridó. “A impressão que temos é a melhor possível e será de grande valia essas experiências do Cisama para consolidarmos o nosso consórcio público”, afirmou Chilon de Araújo.

O vice-prefeito de Lages Juliano Polese deu as boas-vindas aos prefeitos norte-rio-grandense e colocou a prefeitura a disposição para auxiliá-los nesses dois dias em que permanecerão na região. No início da tarde desta terça-feira, os visitantes assistiram um vídeo sobre turismo na Serra Catarinense, depois se reuniram com a equipe técnica do Cisama para tirar dúvidas sobre o processo de implantação do consórcio público.

Na manhã desta quarta-feira (18), visitam o abatedouro de frango caipira Carú, em São José do Cerrito e após, a queijaria Iguaria Serrana de Jezebel Pereira Machado, em Capão Algo. Nas agroindústrias buscam conhecer na prática, o sistema de inspeção sanitária aos produtos de origem animal. 

Oneris Lopes - Assess. de Imprensa da Amures