A prefeitura de Lages, através da Diretran, inaugurou a Pista Educativa de Trânsito, na manhã desta quarta-feira (18 de setembro). Destinada à conscientização de crianças e adolescentes, este novo espaço educativo, localizado na rua 7 de Setembro (em frente à Secretaria da Saúde), funcionará dentro de um sistema de agendamento de visitas de grupos de alunos matriculados desde a Educação Infantil ao 6º Ano.

Esta inauguração marca a abertura, em Lages, da Semana Nacional do Trânsito com uma série de atividades programadas de 18 a 25 de setembro, com destaque para ações educativas e de conscientização para um trânsito mais seguro para todos: pedestres e motoristas.

Presentes à solenidade oficial de inauguração da Pista Educativa, estiveram o prefeito e o vice-prefeito Antonio Ceron e Juliano Polese, respectivamente, o secretário de Planejamento e Obras, João Alberto Duarte,o diretor de Trânsito, Newton Silveira Júnior, e diversas autoridades, entre elas o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, Alfredo Nogueira dos Santos.

“Este é o modelo. Isto é o que penso da participação da Prefeitura Municipal de Lages nas atividades, obras e ações voltadas para o Trânsito. Aqui nesta Pista Educativa será possível o aprimoramento, a conscientização e o preparo de nossas crianças para um trânsito melhor e mais disciplinado”, disse o prefeito Antonio Ceron.

“Esse trabalho educativo com as crianças impacta diretamente os nossos motoristas, pois resulta em boas práticas e condutas no trânsito”, falou o vice-prefeito Juliano Polese.

Já o secretário de Planejamento e Obras João Alberto Duarte disse que a Pista Educativa vem coroar o conjunto de obras voltadas para a melhoria do sistema municipal de trânsito, já executadas ou em execução pela Prefeitura de Lages. “Tudo o que é feito, nesta área, é com muito estudo. Nada se faz aleatoriamente, em se tratando de melhorias no sistema de trânsito”, destacou João Alberto.

“Este espaço é voltado para a preparação, através da educação, dos nossos alunos, futuros motoristas, pois sem educação não haverá trânsito seguro”, enfatizou o diretor municipal de Trânsito Newton Silveira Júnior.

Crianças recebem primeiras instruções

Logo após o pronunciamento das autoridades, crianças do Centro de Educação Infantil Municipal Primeiros Passos receberam as primeiras instruções educativas de comportamento no trânsito.

A nova pista de 225 metros quadrados está implantada em um cenário urbano, criado através da arte grafite, em uma dimensão panorâmica 3D. A nova pista é composta de faixa de pedestre, redutor de velocidade, semáforo (sinaleira), com vias sinalizadas por placas e cones. Carrinhos e “motoquinhas” são utilizadas para o circuito interno educativo.

“A Educação no Trânsito vem sendo desenvolvida em Lages, pela Diretran, desde 2012. Palestras são ministradas com a participação dos agentes de trânsito nas escolas e em empresas e agora, como reforço pedagógico, criou-se a Pista Educativa, a qual possibilita espaço lúdico, divertido, voltado a conscientização das crianças e pré-adolescentes”, conclui a gerente de Educação no Transito, Aracelly Cristiany de Oliveira.

Texto: Iran Rosa de Moraes - Fotos: Marcelo Pakinha