O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, está com processo seletivo aberto para o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, com ingresso no primeiro semestre de 2020.

As inscrições acontecerão até 8 de novembro, pela internet. Os interessados deverão preencher formulário eletrônico para o mestrado ou doutorado e anexar on-line os documentos requeridos no edital.

O número de vagas será definido após a análise das inscrições e dependerá da disponibilidade de orientadores e a disponibilidade e demanda por bolsas.

A seleção acontecerá com base nos seguintes critérios: análise do perfil acadêmico, com base no currículo; viabilidade de execução do projeto de pesquisa; desempenho na prova escrita; disponibilidade de orientador na área de concentração pretendida; e manifestação do docente da disponibilidade de orientação do candidato.

O Mestrado e o Doutorado em Ciência do Solo da Udesc Lages são gratuitos e estão entre os melhores do País, com conceito 5 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O programa possui três linhas de pesquisa: Caracterização, Conservação e Uso de Recursos Naturais; Dinâmica de Elementos Químicos e Nutrição de Plantas; e Produtividade de Sistemas Agrícolas e Florestais.

Bolsa de pós-doutorado

Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo também está com seleção aberta para bolsista de pós-doutorado, pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Capes.

De acordo com o edital, a bolsa é específica para atuar em projeto na área de Ciência do Solo, nas seguintes especialidades: Física e Manejo do Solo; Gênese e Classificação do Solo; ou Química e Fertilidade do Solo.

As inscrições acontecerão até 31 de outubro, pela internet. Os interessados deverão preencher formulário eletrônico e anexar on-line os documentos requeridos.

Mais informações podem ser obtidas, das 8h às 16h, pelos telefones (49) 3289-9169, 9115 e 9158, por mensagem para ppgcs.cav@udesc.br e jackson.albuquerque@udesc.br e na página do programa.

 

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages