A prefeitura de Lages fez a doação de kits às gestantes atendidas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Centenário, através do Programa Saúde da Mulher. A prefeitura doou uma bolsa para a mamãe levar à maternidade, contida por um kit básico para os cuidados dos primeiros dias de vida do recém-nascido.

Foram arrecadados e doados itens de enxovais e brindes para bebês confeccionados ou repassados por laboratórios e entidades filantrópicas. Os donativos entregues às gestantes foram kits de saídas de maternidade, manta, edredom, conjunto de pijama, conjunto de lã (casaco, calça, meia e sapatinho), macacão (tip top), banheira, fraldas descartáveis, produtos de higiene, como sabonete e hastes flexíveis, álcool em gel para cicatrização de umbigo e gazes.

O grupo de gestantes da Unidade de Saúde se reúne uma vez por mês para tirar dúvidas da gestação, receber orientações e dicas sobre a condução da gravidez, receios e superações, além de informações de saúde e alimentação, como calendário gestacional, previsão de parto, entre outros. São 64 gestantes que integram o grupo.

O encontro da tarde desta segunda-feira (21) contou com a presença do prefeito Antonio Ceron; do vice Juliano Polese, e da secretária da Saúde, Odila Waldrich. Das atividades fazem parte acadêmicos de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e de enfermagem do Centro Universitário Facvest, e participação da médica clínica geral, odontólogo, enfermeiras e de psicóloga do Centro de Recuperação Nossa Senhora Aparecida (Crensa).

A Unidade de Saúde acompanha a mulher da hora em que há a descoberta da gravidez, passando pelas consultas de pré-natal com médico e enfermeira, e de odontologia; verificação de batimentos cardíacos do feto e de altura uterina; testes rápidos; vacinas; puericultura (40 dias depois do parto), até a saúde da criança até dois anos de vida com o calendário de vacinas em dia, incluindo busca ativa em domicílio. Os testes são feitos nos três trimestres e a partir de 30 semanas a consulta é feita quinzenalmente. As consultas são compartilhadas entre médico e enfermeira.

Informações: Daniele Mendes de Melo / Fotos: Márcio Proença