A prefeitura de Lages entregou à comunidade do bairro Caravágio a 47ª horta do projeto Colheita Feliz, na tarde de terça-feira (12 de novembro), ao lado do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Maria Sônia de Quevedo (antiga Slan).

As cerca de 2.500 mudas de hortaliças e temperos foram cultivados no Horto Municipal do bairro Guarujá e são alface, chicória, brócolis, beterraba, cebolinha verde, salsinha e manjerona. “As hortas são bem aceitas em todos os lugares onde são colocadas, e torcemos para que todas sejam bem cuidadas. São hortas bonitas e idealizadas de forma adequada para suprir as necessidades das famílias”, reitera o prefeito Antonio Ceron.

O terreno institucional foi cedido pela Slan à prefeitura/Secretaria da Educação em comodato por um período de dez anos e, do total da área, 800 metros quadrados foram destinados à horta do Colheita Feliz, em que foram feitos canteiros retangulares e em forma de mandalas estruturadas com bambus, em um conceito ecologicamente correto e de baixo custo, além de haver um espantalho colorido para dispersar os pássaros. Parte da horta foi montada com adubação e a outra com disposição de serragem para uniformização, produto esteticamente mais agradável.

O lote foi cercado com telas metálicas e palanques de madeira pintados de branco, harmonizando o ambiente. No portal de entrada, a identificação do Projeto e trabalho em grafite, do artista Everton Figueiró. “Nossos técnicos estão dispostos a ajudar no caso de dúvidas sobre o manejo das plantas. Nossa missão é fazer o possível para que as famílias desenvolvam o ímpeto de solidariedade e cada uma ter também uma hortinha em casa para economizar e combater o desperdício”, pontua o secretário Osvaldo Uncini.

Informações: Daniele Mendes de Melo / Fotos: Márcio Proença