Pelo segundo ano consecutivo, a Maria Fumaça Mallet 204 está percorrendo as ferrovias da região Sul do país. A operação natalina que iniciou no dia 20 de novembro, em Cruz Alta (RS), irá percorrer cerca de três mil quilômetros até chegar a Lages. Ao todo, mais de 30 munícipios gaúchos e catarinenses são contemplados com a passagem da locomotiva iluminada.

 

A programação faz parte do Projeto Natal nos Trilhos, que integra a passagens de trens iluminados e espetáculos artísticos em cinco estados brasileiros. Em Santa Catarina, a iniciativa da Rumo em parceria com ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) tem Lages como ponto de partida. Também fazem parte do roteiro da histórica locomotiva os municípios de Correia Pinto, Monte Castelo, Papanduva, Itaiópolis, Rio Negro, Mafra, Corupá, Jaraguá do Sul, Guaramirim, São Francisco do Sul, Araquari, Joinville, São Bento do Sul e Rio Negrinho.

"É uma ação especial que simboliza o espírito de Natal e o resgate da memória ferroviária", destaca Renata Ramalho, gerente executiva de Sustentabilidade Socioambiental da Rumo. Única na América do Sul, a Maria Fumaça Mallet 204 foi construída em 1950. Após 40 anos parada, a máquina foi restaurada pela ABPF para ser usada em eventos turísticos especiais.