Atenção aos sintomas da doença que afeta milhões de brasileiros

 Conhecido como uma doença ainda sem cura, o Mal de Alzheimer afeta 1,2 milhão de brasileiros. Ainda incurável, a enfermidade ainda pode ser retardada, se houver o uso de alguns medicamentos, proporcionando uma maior qualidade de vida para os cidadãos.

O diagnóstico do Alzheimer pode ser facilmente confundido a partir do momento que os sintomas parecem com o processo natural do envelhecimento. A doença atinge 11,5% dos idosos brasileiros, segundo informações do Ministério da Saúde.

Outras maneiras de tratamentos que auxiliam na redução do quadro do Alzheimer são as atividades físicas, por exemplo. Um estudo realizado American Psychological Association reforçou um trabalho já executado: encontraram menos sinais do Mal de Alzheimer nos cérebros de idosos que praticam algum tipo de exercício corporal ou de ativação mental.

Psicólogo e Diretor Clínico do Centro de Mindfulness no Rio de Janeiro, Vitor Friary, fala sobre como as atividades citadas contribuem com os pacientes com Alzheimer e sobre os benefícios que o Mindfulness - atenção plena - traz para a saúde mental dos idosos diagnosticados com a psicopatia.

Especialista para falar sobre o assunto:Vitor Friary, Psicólogo comportamental especialista em meditação Mindfulness e diretor do Centro de Mindfulness do Rio de Janeiro. Autor do Livro Mindfulness para Crianças pela editora Sinopsys e locutor do áudio-livro Atenção Plena Mindfulness editora Sextante.