Plataforma oferece dados e informações para apoiar o atendimento a requisitos legais e a tomada de decisões sobre ações e programas na área

É no computador onde pode estar o incentivo para a implantação de hábitos mais saudáveis entre trabalhadores da indústria. Uma das ferramentas da Plataforma SESI Viva+ é uma jornada gamificada que identifica as prioridades de mudanças dos usuários em sete grandes temas, que vai de família a relacionamentos, passando por autoexigência e compulsão. A partir dos resultados, são produzidos conteúdos interativos que guiam o participante em um processo de evolução e engajamento. Ao cumprir os desafios, ele recebe e acumula pontos que podem ser convertidos em ações de reconhecimento definidos pela área de Recursos Humanos da empresa.

A aposta do Serviço Social da Indústria (SESI) leva em consideração estudos de mercado que apontam que de 30% a 40% dos trabalhadores acessam diariamente plataformas que usam games. Sem esse recurso, apenas de 2% a 3% dos funcionários têm frequência no acesso aos canais. De cada 10 pessoas que acessam os portais com gamificação, oito aplicam as orientações oferecidas em seu dia a dia.

Os dados individuais são sigilosos, conforme estabelecido em lei, mas os gestores recebem informações globais e identificam os principais desafios de saúde e comportamentais do conjunto dos trabalhadores. Os indicativos são úteis para reduzir afastamentos por acidentes e doenças relacionados ao trabalho, um desafio para empresas, governo e trabalhadores. Entre 2012 e 2018, o país gastou mais de R$ 27 bilhões em acidentes de trabalho.

Além de impactar os cofres públicos com custos previdenciários, os afastamentos implicam, para as empresas, na perda temporária ou permanente de trabalhadores capacitados e em diminuição da renda dos profissionais afastados. Por isso, dados e informações que ajudam a indústria no atendimento a requisitos legais e na tomada de decisão sobre ações e programas na área são tão importantes.

A Plataforma SESI Viva+ permite, por exemplo, que as empresas acompanhem indicadores de saúde do grupo de trabalhadores e das causas de faltas, com foco na melhoria da gestão dos afastamentos. Prevenção de acidentes, aumento da produtividade no trabalho e suporte na gestão do eSocial estão entre os benefícios da solução, que oferece informações estratégicas, painéis com indicadores e um canal de relacionamento entre indústria, trabalhador e SESI.

O ambiente único de dados de saúde, segurança e estilo de vida dos profissionais possibilita a geração de informações qualificadas e estruturadas, além de estudos epidemiológicos para apoiar as indústrias na redução de riscos legais, de custos com saúde e afastamentos, na prevenção de acidentes e no aumento da produtividade.

A solução também fornece às empresas um sistema com todos programas legais parametrizados conforme exigências do eSocial (sistema que comunica ao governo informações sobre saúde e segurança dos trabalhadores), englobando módulos como higiene ocupacional, ergonomia, análise de riscos, Saúde e Segurança no Trabalho (SST).

Com todos esses dados em mãos, é possível monitorar indicadores que impactam no Fator Acidentário de Prevenção (FAP), índice que integra cálculo de contribuição de incidência de afastamentos acidentários sobre a folha de pagamento das empresas. Nem mesmo fornecedores ficam de fora. Na solução, a indústria pode acompanhar a gestão de SST, já que tem responsabilidade subsidiária em relação a empregados terceirizados.

Compartilhamento com funcionários

O SESI Viva+ também permite que as empresas usem a plataforma para armazenar e compartilhar com trabalhadores conteúdos técnicos de segurança e saúde no trabalho, como políticas da empresa, procedimentos de SST, informes diários de segurança, vídeos de capacitação e sensibilização e informações sobre campanhas de SST. Além disso, disponibiliza conteúdos personalizados que ajudam trabalhadores e empresas a superarem os principais desafios relacionados à adoção de hábitos mais saudáveis e à segurança e saúde no trabalho.

Os funcionários podem interagir com a empresa por meio de um canal de relacionamento. O SESI Viva+ disponibiliza redes sociais para interação entre empresa e empregados, com trocas de experiências, dicas e notificações importantes. E como um dos focos da plataforma é a saúde do trabalhador, ela permite que sejam desenvolvidos modelos para identificação e monitoramento de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, as respiratórias crônicas, diabetes e câncer.

 

Por SESI – SENAI - G1