Campanha de vacinação contra o sarampo termina nesta sexta-feira em SC Estado permanece com surto ativo da doença, de acordo com a Dive. Em 2020, 62 casos foram confirmados e outros 57 são investigados.

Termina nesta sexta-feira (13) em Santa Catarina a campanha de vacinação contra o sarampo. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), cerca de 30% dos catarinenses que não têm o esquema vacinal completo devem tomar a dose.

Pessoas com idade entre seis meses e 49 anos devem procurar uma unidade da saúde. Bebês com seis meses de vida devem tomar a dose zero da vacinam, pessoas com idade entre 1 e 29 anos devem comprovar duas doses ao longo da vida e adultos entre 30 e 49 anos precisam comprovar apenas uma dose. Conforme a Dive, quem comprova as doses, de acordo com a sua faixa etária, não precisa repetir a vacina.

De acordo com a gerente de imunização da Secretaria de Saúde do estado, Lia Quaresma Coimbra, as doses da vacina contra o sarampo vão continuar disponíveis nos postos de saúde de todo o estado mesmo com o término da campanha, que teve início no dia 10 de fevereiro.

Até o dia 6 de março, 428.332 pessoas procuraram os postos de saúde para tomar a vacina. Destas, 139.811 (32,64%) precisaram tomar as doses. As demais já estavam com o esquema vacinal completo e não precisaram refazer.

Vacinação no estado

A Dive afirma que Santa Catarina permanece com surto ativo da doença. O estado tem 62 casos de sarampo confirmados neste ano e outros 57 são investigados, conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde.

Dos 62 casos confirmados este ano, 27 pacientes tem idade entre 20 e 29 anos, 19 casos entre 15 e 19 anos e 8 casos entre 30 e 39 anos. As demais faixas etárias estão distribuídas em 13% do total de casos confirmados.

Os municípios com casos confirmados de sarampo são:

·         25 casos em Florianópolis

·         18 casos em Joinville

·         6 casos em Porto União

·         2 casos em Jaraguá do Sul

·         2 casos em Schroeder

·         2 casos em Blumenau

·         2 casos em São José

·         1 caso em Guaramirim

·         1 caso em Três Barras

·         1 caso em Videira

·         1 caso em Maravilha

·         1 caso em Itá

Doença e sintomas

O sarampo é uma doença respiratória que pode causar complicações, como pneumonia, e, em casos mais graves, levar à morte. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por secreções expelidas na tosse, no espirrar ou na fala. O vírus pode permanecer no ambiente por até duas horas.

Os sintomas são:

·         febre alta

·         coriza

·         tosse

·         olhos avermelhados

·         manchas vermelhas

 

Por G1 SC