Programa traz histórias de bailarinos que saíram de Santa Catarina para brilhar nacionalmente e em países como Rússia e EUA.

Na semana em que Joinville completa 169 anos, a NSC TV faz uma homenagem a um dos ícones da cidade: a dança. No sábado (14), será exibido o programa especial “A Dança da Vida”, em comemoração aos 20 anos da Escola do Teatro Bolshoi em Santa Catarina. O programa será transmitido para todo estado, a partir das 14h, depois do Jornal Hoje.

O especial “A Dança da Vida” vai ao ar no dia em que a Escola Bolshoi completa duas décadas de atividades em Joinville. As gravações no Brasil foram feitas em Santa Catarina e na Paraíba. No exterior, foram feitas nos Estados Unidos e em duas cidades da Rússia: Moscou e Cazã.

O programa é baseado nas histórias de personagens que passaram pelo Bolshoi e que tiveram as vidas transformadas pela dança. Em João Pessoa, a equipe de reportagem encontrou o jovem que morava em um orfanato, antes de ser selecionado para dançar em Joinville e que hoje dá aulas de dança para crianças.

Nos Estados Unidos, o jornalista André Lux conversou com mais um bailarino Luzemberg Santana, que fez a formação no Bolshoi e foi contratado por uma companhia americana.

“A grife Bolshoi deu a Joinville uma dimensão ainda maior no cenário da dança mundial. As histórias humanas contadas neste programa mostram como a escola ajuda na formação não apenas do artista, mas principalmente do cidadão”, analisa o gerente regional de Jornalismo, Domingos Aquino.

Para contar as histórias, a equipe de “A Dança da Vida” também foi até a Rússia para conhecer os poucos brasileiros contratados pelo famoso Teatro Bolshoi de Moscou. Na cidade de Cazã, a 800 quilômetros da capital russa, a equipe conversou com Amanda Gomes, que passou pelo Bolshoi e já ganhou alguns dos prêmios mais importantes do balé e recentemente foi indicada ao Oscar da dança, o \"Prix Benois de la Dance\".

“São histórias emocionantes, que mostram como a vida pode ser transformada pela dança de várias formas. O sucesso nos palcos é só uma dessas formas, mas o programa mostra que, em 20 anos de história, o Bolshoi ajudou a transformar as vidas de milhares de jovens de várias maneiras”, diz o coordenador de Jornalismo da NSC TV Joinville, Rafael Custódio.

A produção é da NSC TV Joinville, com reportagem de André Lux e Hilton Maurente, produção de Cláudia Morriesen, edição de Dérick Padilha e a direção de Rafael Custódio.

 

Por G1 SC