O exame da sorologia tem por objetivo dosar diversos tipos de moléculas, existem cinco principais tipos de imunoglobulinas (anticorpos) no nosso corpo, são eles: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM, sendo os dois últimos os mais importantes no indivíduo adulto, neste post estaremos falando especificamente de duas: a IgM e a IgG

IgM é uma molécula que é formada rapidamente no corpo logo após o primeiro contato dele com um micro-organismo, é através dessa molécula, formada perfeitamente para aquele um determinado micro-organismo, que o corpo organiza o ataque inicial para combater essa determinada invasão e provável infecção, tem como característica uma meia-vida curta, assim não durando muito tempo no corpo, então igm é um indicativo de que tivemos contato como o vírus a pouco tempo.

IgG é uma molécula que demora mais tempo para ser formada,  é responsável pelo impedimento da re-infecção por aquele determinado micro-organismo, funciona como \"células\" especializadas no reconhecimento e combate daquele micro-organismo específico e assim desta forma impedindo que ele cause uma nova infecção caso entre em contato  num outro momento, assim igg assume o lugar do igm após algumas semanas nessa faze geralmente o igg demonstra o estagio crônico da doença, o igm deixa lugar para o igg deixando de ser um estagio de fase aguda para passar a ser uma fase da doença crônica.

De uma forma geral existem muitas doenças cujo diagnóstico não é feito pela presença do \"micro-organismo\" em si, mas pela pesquisa da presença ou ausência das células que o corpo produz responsáveis pelo combate e reconhecimento dessa doença é ai que entra a \"sorologia\".

Como interpretar as sorologias de IGM ou IGG ?

IgM negativo (não reagente) e IgG positivo (reagente) = IMUNE

 

Você já entrou em contato com esse bicho, e já criou defesa contra ele. Portanto, você não tem mais que se preocupar com esse problema.
    

IgM positivo (reagente) e IgG negativo (não reagente) = INFECÇÃO AGUDA

 

Você está com uma infecção por esse bicho, ou seja, você está entrando em contato com ele pela primeira vez.

 IgM e IgG positivos (reagente) = INDERTERMINADO

 

Não é possível saber há quanto tempo você entrou em contato com o micro-orgnismo pela primeira vez, podendo ser há pouco tempo, ou há muito tempo. 

   

IgM e IgG negativos (não reagente): SUSCEPTIVEL

 

Fonte:

 Underdown B, Schiff J. (1986). \"Immunoglobulin A: strategic defense initiative at the mucosal surface\". Annu Rev Immunol 4: 389-417.   Geisberger R, Lamers M, Achatz G. (2006). \"The riddle of the dual expression of IgM and IgD\". Immunology 118 (4): 429-37.   Pier GB, Lyczak JB, Wetzler LM. Immunology, Infection, and Immunity. [S.l.]: ASM Press, 2004.